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Com núcleos segmentados e atuação centrada em performance e dados, a agência anunciou seis novas Africas, que atuarão de acordo com as necessidades de cada marca, sendo: Africa Sports Bar and Beer, Africa Finance, Africa Tec, Africa Foods, Africa Comportamento e Africa Corporate e Varejo.

“Depois dos dois melhores anos de nossa história, a gente resolveu não ficar parado. Estamos reinventando nosso modelo de negócio como parte de uma evolução. É um redimensionamento da Africa que mantinha uma sala para cada marca dentro da agência, para um 2019 em que teremos uma agência Africa para cada cliente”, comenta Marcio Santoro, copresidente e CEO da agência.

Para valorizar a busca e interpretação de dados que já vem sendo utilizada nas estratégias das marcas, a agência anuncia a chegada de Filipe Botton como diretor de conteúdo, especialista em creative data e que atuará na Africa Insights, núcleo da agência focado em pesquisa criativa e inovação. A agência também fortalece a Africa Projetos Especiais, liderada por Monique Lima, com crescimento orgânico do núcleo em 100%, investindo num segmento que traz projetos com propósitos e causas, que buscam soluções efetivas por meio de mapeamento de informações e plataformas inovadoras, com Inteligência Artificial e algoritmos. 

Na orquestração de todas essas mudanças, a Plano – consultoria especializada em Agile, gestão, tecnologia e inovações – foi contratada para auxiliar na organização de processos que preparasse cada Africa a um atendimento customizado, dinâmico, flexível e com alta produtividade. 

“Nossa ideia ao chamar a Plano foi nos treinar para agilizarmos as respostas e garantir um modelo com uma execução mais efetiva das campanhas. Hoje já estamos atuando neste formato, que alia os clientes a núcleos de negócios e com nova dinâmica de atendimento personalizado, inclusive estruturalmente”, acrescenta Santoro. 

“Quando a Africa foi criada, não tínhamos ideia de que seríamos tão grandes. Nossa intenção sempre foi ter um trabalho customizado e para poucas marcas, mas fomos evoluindo e conquistando mais espaço dentro dos nossos próprios clientes, o que nos fez chegar a essa posição de hoje”, completa Sergio Gordilho copresidente e CCO da agência.

“Queremos continuar liderando as mudanças do mercado. Por isso, estamos fortalecendo também a área de produção. Teremos a divisão por núcleos, mas trazendo agilidade e as transformações que o nosso negócio necessita, num formato similar aos que as agências digitais já fazem”, conta Gordilho.

Mudanças no time

O processo de produção de RTV ganha novos profissionais. A área não só passa por um reforço de profissionais, com novas contratações, mas também com a criação de um subnúcleo chamado Fast Track, sob responsabilidade de Renata Sayão, respondendo diretamente ao diretor de produção, Rodrigo Ferrari.

Os grupos de atendimentos aos clientes com perfis semelhantes também são inseridos na produção de imagens e filmes, mas agora todas as equipes podem estar envolvidas na Fast Track, que trará produções mais simples, com custos menores e menor tempo de produção.

Como parte dessas mudanças, Carolina Boccia, que desde 2011 ocupou o posto de diretora geral de atendimento das marcas Ambev e BRF, assume a vice-presidência de operações, abraçando em seu escopo a atuação a todos os clientes da casa.

Abaixo de Carolina, outros talentos também assumem novas posições como PMOs exclusivos de cada Africa. São elas Ana Hasegawa, com 9 anos de trabalho na agência, liderará a  Africa Tec; Cintia Hachiya, talento que está há mais de 12 anos na Africa é a nova PMO de Foods; a Africa Corporate e Varejo segue sob o guarda-chuva de Claudia Almeida, que está há mais de 12 anos no Grupo; Comportamento fica sob liderança da PMO Veronica Gordilho, há dois anos na casa; e Africa Sports, Bar and Beer está sob responsabilidade de Heloisa Pupim, talento há 9 anos na casa.