A Africa, que tem como copresidentes Marcio Santoro e Sergio Gordilho, está com novidades na criação. A agência promoveu Matias Menendez, Otavio Schiavon e Sophie Schönburg a diretores-executivos de criação na equipe liderada pelo CCO Gordilho. Até então, os profissionais ocupavam o cargo de diretores de criação na agência do Grupo ABC.

“Historicamente a Africa reconhece e promove talentos. É só olhar os líderes criativos das grandes agências brasileiras. Boa parte deles passou por aqui. Sophie, Tavinho e Matias têm feito um trabalho brilhante e nada mais natural que reconhecer e promover. Eles terão um papel muito mais macro, me ajudando a olhar a Africa de hoje e a Africa do futuro”, destaca Gordilho.

De acordo com a agência, a movimentação traduz o objetivo da Africa de ampliar a atuação estratégica em criação. No novo cargo, os profissionais passam a ter uma atuação ainda mais estratégica no âmbito do negócio. A Africa foi apontada como a agência número 1 em criatividade original e eficaz pelo Agency Scope.

No âmbito dos negócios, a agência também vai muito bem, segundo Santoro. “O ano tem sido bastante generoso com a gente. Estamos com clientes com patrocínios muito importantes, de Copa do Mundo, novela etc., o que faz com que a gente tenha uma quantidade grande de trabalho. Esse mês vai entrar muita campanha no ar, como do Itaú, Brahma e Vivo”, ressalta o copresidente.

De acordo com dados internos, comparado ao primeiro trimestre do ano passado, a Africa está com 32% a mais de campanhas no mesmo período deste ano. De janeiro para cá, foram mais de 70 campanhas. “Atualmente, estamos em duas concorrências, sendo que em uma delas estamos na final”, revela Santoro. A agência está hoje na 12ª posição no último ranking do Kantar Ibope Media, de janeiro a março deste ano, com investimento bruto de mídia de R$ 475 milhões. Segundo Santoro, 2017 foi “muito bom” para a Africa, com crescimento, e a previsão é de mais crescimento para este ano.

Trajetória
Com mais de 25 anos de profissão, Sophie Schönburg é uma das redatoras mais conhecidas do país. Antes da Africa, a profissional liderou o departamento criativo da mcgarrybowen e da Pereira O’Dell e, antes disso, trabalhou por 19 anos na Almap-BBDO. Já Otavio Schiavon tem mais de 17 anos de carreira, tendo atuado não somente no Brasil, mas também em países da Europa e da América Latina, em agências como Leo Burnett (São Paulo, Lisboa e Bogotá), DM9DDB, AlmapBBDO e Wieden Kennedy São Paulo. O argentino Matias Menendez, por sua vez, iniciou a sua carreira na agência La Comunidad, como diretor de arte. Ele passou pela Madre Buenos Aires e esteve na Mother Nova York, por três anos.

Leia mais
Africa é a que mais cresce em investimento publicitário
ESPN e Africa discutem desigualdade no esporte