Divulgação

A palavra de ordem para a Binder em 2019 será integração. Dando continuidade ao projeto de atuação em rede, iniciado neste ano, a agência terá apoio da consultoria Templo no processo de rompimento da cultura organizacional, em nome de mais integração de todas as unidades de negócios. “A Templo criou um projeto de cinco meses para que a gente pudesse rever processos. Um programa de discussão interna sobre modelo de agência, implantação da cultura de tecnologia em áreas que a gente não imaginava que a tecnologia podia nos ajudar, além de um novo olhar sobre os negócios”, explica Glácio Binder, sócio e diretor-geral da agência. 

As mudanças chegam para facilitar a integração das operações, que hoje atuam no Rio de Janeiro, onde fica a sede, além de outras praças, como São José dos Campos, Ipatinga, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Brasília. “Como a gente se tornou muito capilar, precisávamos nos posicionar como rede, em um modelo onde essas unidades se falam e se operam em conjunto”, explica o executivo.

A nova estrutura atenderá de forma integrada clientes como a conta de ferrovias da Vale, recém-conquistada pela Binder. A atuação será na região Sul do Rio, em Mangaratiba e Itaguaí. Mesma lógica segue para os trabalhos para o varejo da Chevrolet e para a rede de shopping centers Ancar Ivanho. Recentemente, a agência ampliou presença nacional com as contas dos shoppings Metrô Itaquera e Pátio Paulista, em São Paulo; o Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e o Madureira Shopping, no Rio de Janeiro.

Com estes empreendimentos, a Binder passa a atender 16 shoppings da Ancar Ivanhoe, localizados em cinco estados do Brasil. “São clientes que nos exigem presença em diversas praças. Daí a necessidade de integração, que mostra como fazer as nossas equipes estarem cada vez mais alinhadas na entrega”.

Com as novas contas, a agência tem presença regional nos estados de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Tocantins. Nesse modelo, a criação e o planejamento são realizados no Rio e em Brasília, com o atendimento realizado localmente por profissionais contratados pela Binder em cada localidade. “A atuação multirregional tem se mostrado eficiente, nos permitindo utilizar a expertise dos vários profissionais que compõem o time da Binder, e contar com a visão também de quem conhece cada mercado local nessas regiões”, diz Flávio Cordeiro, sócio e diretor de estratégia da Binder.

Valores humanos
Parte do processo de reorganização da agência passa por reforçar seus valores com seus colaboradores. Há cinco anos consecutivos, a agência é considerada uma das melhores para se trabalhar, segundo o ranking Great Place To Work, o que tem orientado uma série de mudanças organizacionais.

“A gente se orgulha porque entramos para aprender com o processo. A premiação nos oferece um guia que nos faz pensar sobre como anda o negócio. O que está faltando, o que precisa melhorar. Aos poucos você percebe as mudanças que precisa fazer para construir um ambiente melhor. Há um natural empoderamento das pessoas na agência. A palavra está um pouco desgastada, mas desde sempre há um nível de responsabilidade enorme aqui. As pessoas são engajadas, o que fortalece o negócio”, diz Binder.