Alguns meses após anunciar o lançamento de sua operação nos Estados Unidos, a Bullet firma uma joint-venture com a agência de ativação Team Enterprises, de Fort Lauderdale, na Flórida. A empresa tem entre seus sócios a MDC Partners, 14ª maior holding da publicidade mundial, que teve receita de US$ 1,4 bilhão em 2016, de acordo com dados do Advertising Age. A MDC é também sócia das agências CP+B, Forsman & Bodenfors, 72andSunny e Anomaly, entre outras.

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O movimento reforça os objetivos da Bullet de contemplar necessidades de clientes regionais e consolidar presença nas américas Latina e do Norte. “Essa é uma sociedade para fins específicos, sem troca de ações. Seremos sócios dos projetos em que compartilhamos know-how ou estrutura de execução. Os anunciantes buscam, para operar fora do país, agência com estrutura em todas as regiões de atuação, sem precisar buscar parceiros em cada localidade. É exatamente isso que conseguimos entregar com essa parceria, seja para clientes brasileiros na América Latina e Estados Unidos ou clientes americanos no Brasil e América Latina”, explica Fernando Figueiredo, sócio e CEO da Bullet.

“O trabalho de ativação, promoções e eventos no mercado americano tem características específicas e, como lidamos diretamente com o consumidor, sabemos que é fundamental atuar sempre em conjunto com profissionais locais que conheçam essas peculiaridades”, fala Mentor Muniz Neto, também sócio e CCO da Bullet. A terceira sócia da agência é a CFO Adriana Ribeiro.
Além da MDC Partners, são sócios da Team Enterprises os executivos Dan Gregory e Sean O’Toole. Além de Brasil e Estados Unidos, a parceria contempla Canadá e países da América Latina.

A joint-venture terá papel preponderante para que a Bullet US represente, até o fim de 2018, cerca de 15% do faturamento do Bullet Group. “Para crescer, acreditamos principalmente em novos negócios. Seja com clientes novos, que não trabalhavam com a Bullet por não termos atuação fora, ou clientes atuais, que utilizavam outras estruturas descentralizadas”, diz Figueiredo.

A Bullet já fez projetos para clientes no exterior, incluindo Knorr, Whirlpool e TAM. Entre os anunciantes que podem se beneficiar da presença nos Estados Unidos estão Google, Diageo, Azul Linhas Aéreas, Electrolux, Pepisco e P&G.

Nos projetos em que atuarem juntas, Bullet US e Team Enterprises vão compartilhar funcionários e capacidades. Além de Fort Lauderdale, a agência norte-americana tem presença em Nova York e Toronto, mas atende toda América do Norte, com 400 profissionais. A Bullet tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de representantes em outras 66 cidades brasileiras. “A parceria ocorre justamente para adquirirmos essa estrutura, que conta com todos profissionais da Team”, conta Figueiredo. As empresas já compartilham quatro clientes, que ainda não podem ser revelados. “Três são da Bullet e um, da Team”, diz o sócio.

Questionado sobre a possibilidade de a joint-venture se transformar, futuramente, em uma aquisição ou fusão, Figueiredo afirma que é cedo para falar no assunto. “A intenção da parceria não é essa. O propósito é capacitar duas agências somando o know-how e área de atuação de cada uma”, afirma.