Quem não se lembra do vídeo que mostra uma jovem russa sendo assediada por um grupo de brasileiros na primeira semana da Copa do Mundo? Com o objetivo de pedir desculpas em nome do país, os coletivos de mulheres “Não é Não” (Rio de Janeiro), “As Minas” (São Paulo), “Tamo Juntas” (Salvador) e a agência de publicidade NBS lançaram no fim de semana a campanha #200milliontimessorry.

O projeto vai reunir o maior número possível de vídeos com brasileiras e brasileiros pedindo desculpas para a vítima do abuso. A ação utiliza um sistema de hashtags que vai agrupar todos os vídeos enviados para as redes sociais. A ideia é que a pessoa faça a postagem com o seu pedido de desculpas na sua própria rede social e utilize a #200milliontimessorry. Todos os posts serão monitorados para que a equipe da agência junte os pedidos de desculpas em um grande vídeo que será editado para ser levado àquela jovem.

“Esse projeto surgiu da inquietude de quem ficou inconformada com a atitude daqueles brasileiros. Temos um grupo de mulheres na agência que se mobilizou, entrou em contato com os grupos feministas e, juntas, lançamos essa campanha. Queremos chegar no maior número possível de pedidos de desculpa para aquela russa entender que o brasileiro não é como aqueles caras, somos muito mais legais!”, explica a redatora Milena Zindeluk, uma das responsáveis pelo projeto.

“Queremos que aquela jovem, quando for identificada, já tenha visto nas redes o nosso pedido de desculpas”, finaliza Ana Cecília Novis, diretora de arte na agência NBS e responsável pelo projeto.