A agência CBA B+G lançou uma metodologia proprietária para auxiliar marcas que pretendem se adaptar a conceitos sustentáveis e à economia circular, estratégia que implica na redução de uso de materiais, reciclagem e fontes de energia diversas. O processo envolve profissionais de agências, clientes, demais players do mercado e consumidores, entre estrategistas, criativos, makers, especialistas em logística, sustentabilidade, finanças, inovação e pesquisa e desenvolvimento.

A metodologia foi criada a partir do entendimento de três aspectos importantes para efetividade na busca de soluções. O primeiro deles é a colaboração, já que integração de perspectivas e conhecimentos de agentes distintos é fundamental para se resolver o problema. O segundo é a tecnologia, pois o uso de ferramentas digitais possibilita escalabilidade das soluções. Por fim, a busca por novos modelos de negócios é parte importante do processo, pois as possibilidades viáveis no longo prazo e que trarão resultados efetivos vão nascer de novos modelos, alguns deles ainda não identificados.

Divulgação

“As marcas estão sendo desafiadas a adotar princípios da economia circular em sua práticas e processos, principalmente relacionadas à gestão e descarte dos resíduos gerados por seus produtos. Nesse contexto, queremos auxiliar os clientes em suas jornadas de transformação de negócios, lidando melhor com a geração e gestão de seus resíduos e impactando diretamente em melhores resultados de negócios”, explica Carolina Barruffini, diretora de estratégia.

O processo de trabalho se dá em quatro etapas subsequentes e colaborativas: diagnóstico, workwhops de cocriação, análise de campo e worshops de prototipagem. Ao final, faz-se uma apresentação em formato “Shark Tank Pitch” para a liderança da empresa. Dentre os clientes de inovação da agência se encontram Nestlé,  Colgate, Purina e Heineken.