A indústria de premiação na propaganda sofreu mais uma baixa nas últimas horas. Uma das mais criativas agências mundiais, a Crispin Porter + Bogusky acaba de anunciar que não participará, até segunda ordem, de mais nenhum festival de criatividade, o que inclui evidentemente o Cannes Lions. Vale lembrar que neste ano o evento da Riviera Francesa também esteve desfalcado de todas as agências do Grupo Publicis, que tomou a decisão de ficar de fora em 2018.

O anúncio da CP+B foi feito primeiro por meio de um tweet de seu sócio e CCO Alex Bogusky, que voltou a agência em agosto deste ano, após oito anos de hiato. O “comunicado” tem uma pitada cômica, já que nele Bogusky também anunciou o “The Quitty Awards”, um falso prêmio dedicado a agências que decidem, como o nome sugere, seguir o exemplo de parar de inscrever cases em festivais.

Um porta-voz da agência assegurou ao Adweek que isso não é um truque e que a agência irá, de fato, cessar sua participação nos prêmios. Além de um comunicado para a imprensa, a Crispin ainda criou um site incentivando outras agências a concorrem ao “último prêmio que você ganhará”.  

“Como a maioria das agências, somos viciados em premiar campanhas e, com um novo prêmio aparecendo toda semana, é difícil parar. É por isso que estamos tão animados com o Grand Quitty. Isso nos permite alimentar nossos egos vorazes e ao mesmo tempo sair da esteira de premiações que no ano passado nos custou 3,8 bilhões de dólares”, disse Bogusky no texto.

O comunicado ainda afirma: “É uma coincidência que premiações e premiações tenham se expandido ao mesmo tempo em que as receitas da indústria de anúncios se contraíram? Talvez. Mas é certamente um sinal de que não estamos focados nas coisas certas”.