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Sob o título ‘Dentsu Announces Occurrence of Inappropriate Operations in Digital Advertising Services Provided in Japan’, a Dentsu no Japão divulgou um comunicado nesta sexta-feira (23) a respeito de irregularidades na prestação de serviços de publicidade digital pela agência, incluindo cobranças indevidas  para os anunciantes e relatórios falsos de performance.

O comunicado assinado pelo presidente e CEO da Dentsu Japão, Tadashi Ishii, começa dizendo que a empresa está tratando da questão com muita seriedade e investigando internamente o fato com profundidade. Segundo a agência, todos os clientes que podem ter sido afetados já foram comunicados.

Segundo o texto, a Dentsu verificou que houve vários incidentes nos serviços de publicidade digital, prestados de forma inadequada. Há irregularidades como discrepâncias em períodos de colocação de publicidade, falha de colocação e relatórios falsos sobre os resultados de desempenho. “Além disso, foi detectado que houve incidentes em nossas faturas, que não refletem os resultados reais, resultando em cobranças injustas”.

A Dentsu informa que as investigações abrangem os serviços de publicidade digital prestados depois de novembro de 2012. As investigações envolvem a comparação de vários dados e documentos, realização de entrevistas de funcionários que estavam envolvidos nas operações e a verificação de fluxo de negócios relacionados aos serviços de publicidade digital.

Segundo a agência, há 633 transações suspeitas, envolvendo 111 anunciantes e totalizando aproximadamente 230 milhões de ienes. Entre essas operações, o número de casos em que as taxas foram cobradas enquanto nenhuma colocação tinha sido feito chega a 14.

“Nossa empresa está determinada a esclarecer as causas que levaram às operações impróprias e estabelecer outras medidas necessárias para resolver a situação, a fim de restaurar a confiança na nossa companhia. Pretendemos relatar o progresso de nossos esforços para nossos clientes e parceiros de negócios, incluindo anunciantes, associações relacionadas e organizações e todas as outras partes interessadas”.

Por fim, a Dentsu pede desculpas aos anunciantes envolvidos, partes interessadas e acionistas.