Os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para operar legalmente – são 20 dias em Cuiabá, melhor cidade nesse quesito, mas o tempo pode chegar a 163 dias úteis em municípios como Porto Alegre.

 A lentidão na abertura da empresa é só a porta de entrada de todas as amarras nas quais o empreendedor irá esbarrar. Com o objetivo de colocar esse excesso de burocracia do ambiente de negócios na pauta do poder público, a Endeavor lança o movimento “Burocracia Para Tudo”, que irá mobilizar a sociedade e pedir pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas. 

Para que os brasileiros compreendessem o real impacto da ineficiência da burocracia, a empresa apostou numa campanha divertida, criada pela Tech and Soul. Os dois filmes mostram situações bem comuns nos momentos de diversão da população, em que sempre aparece alguém para criar excesso de burocracias que engessem situações simples.

Um dos comerciais mostra uma rodinha de samba animada, até que alguém aparece para atrapalhar.

O outro retrata um churrasco entre amigos, que são incomodados por um burocrata.

“É um problema muito sério, mas que decidimos relatar de forma bem-humorada. A grande mensagem é que as pessoas estão complicando coisas onde não precisa. O tempo gasto para se resolver coisas simples, tão simples quanto marcar um churrasco com os amigos, inviabiliza muitos sonhos e é uma das razões para o crescimento parco de nossa economia”, avalia Flávio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul. 

Divulgação

Os filmes serão  veiculadas por emissoras parceiras da Endeavor no movimento, como TV Globo, Band e Globosat. Além dos dois filmes, o movimento será divulgado pelo site, também criado pela agência, onde as pessoas podem se cadastrar para aderir ao movimento de pressão popular. Em um clique, o usuário enviará uma mensagem para 650 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, todos os deputados federais e senadores, Ministro da Fazenda, Ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços, e o Presidente da República.

“Chegou a hora de nos posicionarmos contra essa cultura de criar dificuldade para vender facilidade, que infelizmente acontece no Brasil. O ano que vem será de eleição e diminuir a burocracia precisa virar prioridade política. Para isso acontecer, precisamos do apoio da população brasileira”, explica Marcela Zonis, diretora de relações institucionais da Endeavor.