Alê Oliveira

Na manhã desta quinta-feira (29), em São Paulo, a AlmapBBDO reuniu o mercado para apresentar a plataforma “Novas Conversas”, que fez uma análise de 15 milhões de posts consolidados nas redes sociais nos últimos cinco meses. É um exercício sobre a curiosidade e a imprudência de interromper diálogos antes da identificação pragmática de um cenário.  

Em outras palavras, a experiência é individual e as respostas podem ter olhares diferentes. Um exemplo? O tema gastronomia. Para alguns o melhor poder ser comer em um restaurante da moda. Para outros um boteco é a melhor opção para uma refeição. E para um terceiro grupo, a casa da avó é imbatível. O aprofundamento é que vai permitir a geração de insights relevantes para um planejamento mercadológico sob medida e eficaz para a geração de conteúdo das marcas e até mesmo de programas de televisão.  

“A curiosidade é importante quando nos dispomos a conversar com vozes quase individuais”, resume Cintia Gonçalves, sócia e diretora-geral da AlmapBBDO. A profissional elencou pontos chaves para essa abordagem. O primeiro deles é não cair na armadilha de fazer análises compartimentadas das conversas no Twitter, Instagram e Facebook. Depois é importante saber que não há métricas de medição e que é  preciso compreender que os assuntos continuam na vida das pessoas e é com essa fluidez que vai haver geração de insights. O  terceiro ponto é uma referência ao livro “Hit Makers- como nascem as tendências”, de Derek Thompson, que sugere atenção  aos fenômenos da era da internet. Por fim, o tempo das conversas sem tempo para respostas.

“O tempo que garante o controle das conversas está no olho no olho. Um assunto pode virar trending topic, mas ser encerrado rapidamente. Outros começam devagar e depois crescem. O jeito é observar esse comportamento”, explicou Cintia.

Ao final houve um debate com a participação do psicanalista Contardo Calligaris, a atriz Taís Araújo e o apresentador Marcelo Tas.

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