Divulgação

Para chamar a atenção das pessoas em relação ao analfabetismo, problema que afeta uma em cada 10 pessoas no mundo, a agência FCB Inferno criou a campanha global “The Alphabet of Illiteracy” (Alfabeto do Analfabetismo).

A ação faz parte do movimento internacional Project Literacy e foi desenvolvida a pedido da Pearson, uma das maiores empresas de educação do mundo que tem sede em Londres, na Inglaterra.  

O objetivo da ação é gerar sensibilização para posicionar o analfabetismo como um problema global urgente e fazer o tema ser colocado no topo da agenda política e na pauta das Nações Unidas (ONU). A ideia é que o problema seja inserido no 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que até 2030 nenhuma criança que nasça corra o risco de ser analfabeta. 

Produzido pela 1stAveMachine London e publicado no YouTube, o filme traz em 90” a conhecida música de 1948 ‘A you’re Adorable’ (The Alphabet Song). As letras do alfabeto são acompanhadas por esculturas criadas por Wilfred Wood, que tem seu trabalho conhecido no satírico Spitting Image. Elas foram animadas pela agência Red Knuckles. 

https://youtube.com/watch?v=U0Ezto8HG_8

Além disso, a estratégia de mídia social vai explorar as histórias por traz de cada letra, sobre os projetos de alfabetização e as experiências das pessoas afetadas por esse problema. Cada letra tem um perfil no Instagram com conteúdo dedicado ao tema. 

No site também é possível encontrar uma petição que pede para que a ONU inclua a alfabetização no centro dos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. Ao assinar a petição os usuários podem criar um GIF com a letra de seu nome e compartilhar nas redes sociais. 

Ficha técnica 

Chief Creative Officer: Owen Lee

Senior Art Director: Julia Ferrier

Senior Copywriter: Martin McAllister

Head of Strategy: Chris Baker

Senior Strategist: Nic Willison

Business Director: Tom Kingham

Account Director: Helena Georghiou

Senior Account Manager: Olivia Pearson

Account Manager: Charlie Griffith

Producer: Charlotte McConnell & Kate Grenfell

Social Media Manager: Laura Visick

Production Company: 1stAveMachine

Designer/Sculptor: Wilfrid Wood

Animation: Red Knuckles

Producer: Claire Plaskow

Executive Producer: Isabella Parish

Senior Interactive Designer: Nick Vassou

Interactive Producer: Kit Peebles

Build: Mobile Bakery, Barcelona

Seeding: Village Communications