rawpixel/Unsplash

O grupo WPP confirmou a fusão entre VML e Y&R. Segundo comunicado da empresa, as duas marcas serão unidas, dando origem a uma nova agência: a VMLY&R. A proposta de trabalho: uma oferta totalmente digital e integrada para os clientes.

A nova agência será liderada pelo diretor executivo global Jon Cook, atualmente CEO global da VML. Jon responderá a Mark Read, diretor executivo do WPP. David Sable, ex-CEO Global da Y&R, seguirá dando apoio a Jon, à VMLY&R e aos seus clientes como presidente não executivo enquanto transita para uma nova função no WPP – não especificada no comunicado do grupo.

“O panorama de nossa indústria está mudando rapidamente e estamos comprometidos em ser um parceiro inestimável para os CMOs em todo o mundo. Estou ansioso para liderar esta unificação sem precedentes de duas agências excepcionais”, afirma Cook.

Para Read, as agências possuem pontos fortes distintos e complementares que abrangem serviços criativos, tecnológicos e de dados. Isso torna a parceria uma combinação perfeita para marcas e empresas. Já Sable destaca que a VMLY&R se desenvolveu ao longo de 18 anos. “Tenho orgulho deste grande momento, pois agora podemos oferecer aos clientes uma oferta robusta e perfeita”, afirma.

Vale lembrar que a Y&R é uma das agências icônicas do setor, conhecida por construir muitas das maiores marcas do mundo. Algumas das campanhas mais famosas e culturalmente transformadoras, como o filme abaixo desenvolvido para o remédio para a dor de cabeça Bufferin, tem assinatura da Y&R.

Já a VML se estabeleceu como agência focada no futuro, que combina criatividade com conhecimento em marketing digital. A agência ganhou reconhecimento nas premiações internacionais e foi escolhida por dois anos consecutivos como Agência de Entretenimento do Ano no Cannes Lions. Um dos grandes cases da agência foi feito para a rede de restaurantes Wendy’s e gerou o tweet mais retuitado da história. Relembre abaixo.

A VMLY&R já nasce com mais de 7.000 colaboradores e será uma das principais marcas do WPP. A empresa começa suas operações oficialmente em 2019. 

PROPMARK já está em contato com as filiais brasileiras das agências para saber quais as expectativas para o futuro.

Divulgação

Leia mais
Y&R e VML podem se fundir globalmente em breve