Marçal Neto

No início do ano, o que não faltam são listas de tendências. Em alguns casos, entretanto, se ater ao que está “na moda” pode não ser uma grande ideia. Com a identidade visual das marcas é assim: precisam ser ao mesmo tempo contemporâneas e duradouras.

Para a especialista em design de marcas Sylvia Vitalle Rotta, CEO do Team Créatif Groupe – grupo francês independente que atua na área através de cinco empresas: Team Créatif, Live Team, Shortlinks, Market Value e Diadem –, o segredo, hoje, é ser simples. “Design, no nosso mundo da comunicação, é tentar ser simples e diferente, na medida do possível. Durante muito tempo o design foi bastante complicado, com muitas informações nas embalagens e nas marcas. Agora, o design está se tornando mais puro. E por quê? Porque a necessidade do consumidor, quando olha para um produto, é sentir”, define Sylvia.

Já Philippe de Mareilhac, CEO global da Market Value, empresa do grupo focada em retail design (design de varejo), reforça que o design foge às tendências. “Design não precisa ser algo da moda. Design precisa ser moderno. Se você está na moda, significa que em três anos você já será velho”, diz. O executivo comenta, ainda, a importância da disciplina para a construção de pontos de vendas mais atrativos, com espaços exclusivos para experimentações – fator que ganha importância maior na competição com o e-commerce, por exemplo.

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“O digital está mudando o que fazemos em termos de design para as lojas, porque, primeiro, você tem de levar mais experiência. E, segundo, porque é importante considerar as lojas como um ponto de serviço. Elas precisam ser cada vez melhores em termos de atendimento”, explica Mareilhac.

Sylvia comenta que o Brasil é um dos mais importantes mercados para a empresa, e há novos planos de investimentos por aqui, onde mais de um milhão de euros já foram investidos em mais de dez anos de atuação. No país, uma das primeiras demandas foi de Sadia, que teve sua identidade visual – com o S maior em destaque nas embalagens – refeita pela Team Créatif, especializada em design de marcas.

Outro trabalho com assinatura da agência são as embalagens de 330 ml da linha VIP da água Bonafont, da Danone. Com design mais clean, elas foram pensadas inicialmente para restaurantes servirem o produto diretamente na mesa, com visual mais atrativo. Em pouco tempo, as garrafinhas conquistaram o público e passaram a ser distribuídas em diversos pontos de vendas. No Brasil, as embalagens premium de água ainda são pouco comum, algo já estabelecido nos Estados Unidos, por exemplo, que tem marcas como Fuji com bastante apelo visual. Segundo Sylvia, nesse sentido, o design ajuda na experiência do consumidor.

No ano passado, o Team Créatif Groupe completou 30 anos no mercado europeu, com faturamento total de 32 milhões de euros. No Brasil, o grupo é representado também pela Live Team, focada em live marketing, além da Team Créatif e da Market Value. Atende clientes como Sadia, Danone, Yoki e Carrefour, entre outros, com expertise no mercado de alimentos.