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Com o e-commerce ganhando cada vez mais relevância no mercado brasileiro, a agência IntegerOutpromo, braço de ativação digital, shopper marketing e retail da holding norte-americana Omnicom no Brasil, implantou há cerca de três anos a ferramenta proprietária Digitail formatada pela matriz, que tem sede em Denver, nos Estados Unidos, com uma rede composta por 28 escritórios. O propósito é a compreensão do e-shopper e os impactos dos investimentos no e-tailer. Entre os seus clientes estão Reckitt Benckiser, Mars, Bauducco, Camil, Diageo, Microsoft e P&G, entre outros.

“O Digitail é aplicado em todo o path to purchase. A disciplina é usada em planos com o objetivo de conversão no varejo online. As aplicações vão desde a geração de tráfego para os e-tailers através do uso de ferramentas de search, mídia display e social, entre outras, até a execução dentro dos varejistas com o objetivo de gerar demanda. E finalizando com ferramentas de retarketing para conseguir maximizar a recompra. A grande diferença de uma campanha digital para uma de Digitail é que, muito mais que cliques, impressões e engajamento, tem de gerar venda, caso contrário, ela não pode ser considerada bem-sucedida. No Digitail, não nos contentamos apenas em gerar leads, isso é apenas o começo. O objetivo maior é transformá-los em compradores”, explica o CCO Ricardo Franken.

Outro ponto é a integração dos processos, do planejamento à execução de mídia, mas passando pelo ROI (Retorno sobre Investimento). “O nosso foco é se aproximar dos varejistas, entender como suas plataformas funcionam, como podemos otimizar as estratégias dos clientes para criar propostas de valor para esse público, gerando trafego e demanda e aumentando a conversão. Nos definimos como uma agência focada em conversão. Nosso objetivo é gerar transações. Seja no varejo físico ou digital, seja de dia ou de noite. Seja em casa, no shopping, no trabalho ou no parque. Com o mobile, somos todos shoppers”, a acrescenta o responsável pela área de criação da IntegerOutpromo.

O que diferencia uma campanha digital e a aplicada com o Digitail? A mistura de digital com retail. “Digital não é diferenciação ou nicho, como já foi um dia. Digital é obrigação de qualquer agência hoje. A definição de Digitail é um pouco diversa. Ela engloba as ações de retail no ambiente online. Mas em pouco tempo também vai tornar-se genérica, pois nenhuma agência de shopper marketing vai poder se dar ao luxo de ser só on ou só offline. Por isso nós nos definimos como uma agência focada em conversão. Nosso objetivo é gerar transações. Seja no varejo físico ou digital; seja de dia ou de noite. Seja em casa, no shopping, no trabalho ou no parque. Com o mobile, somos todos shoppers. A qualquer hora, qualquer dia ou em qualquer lugar”, destaca Franken.

Em um momento de economia adversa, as redes de varejo precisam de insights culturais, essenciais para a formalização de uma proposta criativa. “As agências tradicionais de digital não estavam, e a maioria ainda não está, preparada para atender o e-commerce. O mídia de Digitail, por exemplo, é muito diferente do mídia de digital. Negociar e anunciar em um e-tailer não é como anunciar em algum portal. A negociação envolve uma série de peculiaridades, tais como contrapartidas de volume, exposição, visibilidade e informação, que não acontecem em outros veículos online. Isso sem falar no fato que alguém está anunciando dentro do cliente do seu cliente, o que pressupõe um tipo de relacionamento bastante diferente da relação tradicional de agência com veículos”, ele finaliza.