O começo de carreira é um momento desafiador para os jovens, independentemente do segmento no qual buscam oportunidades, e não é diferente no mercado de propaganda. Como uma forma de contribuir com aconselhamento e mentoria para esses talentos, o The One Club For Creativity, entidade global que promove a criatividade, organiza em diversas cidades mundo afora o Portfólio Night. A ideia é reunir líderes de criação das principais agências de cada país para avaliar os trabalhos de jovens em início de carreira.

Neste ano, o evento no Brasil aconteceu na sede da AlmapBBDO, em São Paulo, nesta quarta-feira (22). Para o evento, 60 jovens talentos participaram de um programa de mentoria com 20 líderes criativos, que se revezaram por 45 minutos para atender cada profissional. Segundo Luiz Sanches, sócio e chairman da agência, o Portfólio Night é uma forma de o mercado se retroalimentar, uma vez que identifica potenciais grandes talentos.

“É um evento do mercado, e estamos precisando disso, de se retroalimentar. Isso é uma coisa que poucas indústrias fazem: organizar seus principais executivos para avaliar quais são os novos talentos da área. Não há essa reunião olho-no-olho. E nosso negócio é feito para e por pessoas. Poder se reunir e olhar esses talentos de  perto é uma forma de sentir o potencial das pessoas. É um avanço pela própria valorização do mercado”.

O executivo lembrou ainda que apesar de a agência estar sediando a programação, é preciso reconhecer o empenho dos 20 profissionais de outras agências que disponibilizaram seu tempo e expertise para dar consultoria aos jovens. É o caso de Andrea Siqueira, Diretora executiva de criação da BETC/Havas. Em 2018 ela também esteve no evento, que se tornou uma oportunidade de encontrar bons profissionais.

“Participei do Portfólio Night no ano passado, que aconteceu na CP+B. E acabei contratando um garoto que conheci lá. Um designer muito bom que está com a gente até hoje na BETC. Então  evento é uma ótima oportunidade de encontrar bons profissionais. Até o momento, avaliei trabalhos de duas meninas e um rapaz, o que é raro. Uma, inclusive, é portuguesa, para você ver o alcance do evento. O nível dos trabalhos tem sido muito bom”.

A diretora de arte Inês M. Mota, de 28 anos, é a portuguesa citada por Andrea. Vinda de Lisboa em janeiro deste ano, a profissional trabalha atualmente na agência Z+, e esteve no Portfólio Night para ter bons insights de como poderia conduzir seu trabalho.  “O mercado de publicidade brasileiro é muito bom e mais aberto do que em Portugal. Para crescer enquanto criativa é muito positivo conhecer outro país, outras culturas, outros olhares. Já estive no Portfólio Review em Portugal, e acabei ganhando por lá. Mas aqui o nível é mais elevado, os portfólios são muito bons e já estou feliz com a experiência e oportunidade de  ter meu trabalho avaliado aqui”.

Ao final das rodadas de mentoria, os líderes criativos elegeram o All Star da noite, ou seja, o jovem talento com melhor trabalho. O prêmio ficou com o diretor de arte Victor Piva, de 22 anos, que ganhará uma viagem para Nova York no segundo semestre. A ideia é que ele atue em um projeto de uma grande marca ainda a ser definidade pelo The One Club.