Divulgação

Uma das dez agências mais antigas em funcionamento no país, a Mendes Comunicação completa  56 anos de atividade. Histórias não faltam  para falar sobre a agência e seu fundador, Oswaldo Mendes, um ‘desbravador’ do mercado publicitário no Pará.  Pioneiro na região, ajudou a fundar as primeiras entidades do setor, como a ADVB paraense, por exemplo.

Oswaldo Mendes conta que, no ano em que criou a agência, em 1961, uma multinacional pagou um estudo de mercado para saber se existiam mercados em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Belém, onde ela pretendia abrir escritórios. O estudo desaconselhou a abertura de filial em Belém, pela inexistência de mercado.

O fundador só foi ter conhecimento da pesquisa mais tarde, mas baseado no seu feeling e na fé inabalável dos jovens, lançou a Mendes no mercado de Belém. 1961 era também o ano em que Janio Quadros renunciava à Presidência da República, mergulhando o país numa crise.

Mas logo, a Mendes foi reconhecida pelo trabalho nas premiações – mais de 70, até agora – dos maiores concursos nacionais e internacionais de criatividade publicitária. Pela ocasião do aniversário de 56 anos, a agência recebeu também homenagem da Associação Comercial do Pará, sob o título “Orgulho de ser paraense”.