Paulo Vítola e José Dionisio Rodrigues no lançamento do livro da OpusMúltipla

 

A OpusMúltipla, de Curitiba, comemorou seus 40 anos na semana passada em um evento no Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense, que contou com a presença de clientes, ex-clientes, funcionários, fornecedores, veículos e convidados. Para marcar a data, a agência lançou o livro “OpusMúltipla 40 anos”, que traz as memórias da agência.

Escrito por Paulo Vítola, o livro conta com 320 páginas de crônicas, fotos, depoimentos, ilustrações, campanhas e histórias. “O projeto da obra nasceu há 10 anos. Decidimos registrar e legar para as próximas gerações as principais histórias e os frutos de nosso incansável trabalho na busca das melhores soluções de comunicação para construir marcas e mercados”, afirma José Dionisio Rodrigues, diretor-presidente do Grupo OM de Comunicação Integrada. “Não podíamos perder essa memória, rica em conteúdo”, complementa. A coordenação do projeto gráfico do livro é do designer José Henrique Rodrigues, presidente da Brainbox Design Estratégico.

De acordo com o autor, o livro é um scrapbook de eventos emocionantes que foram acontecendo ao longo da história de duas agências, a Múltipla e a Opus, desde a sua origem individual, passando pela fusão e chegando até os dias de hoje. A Múltipla Propaganda e Pesquisa e a Opus Propaganda nasceram em 1972. A primeira foi fundada por Desidério Pansera, Gilberto Ricardo dos Santos e Luiz Carlos Zanoni. Já a Opus foi criada por Rafael de Lala Sobrinho e José Dionísio Rodrigues. A fusão ocorreu em 1986.

Com o passar dos anos, a agência percebeu novas oportunidades no mercado de comunicação e criou unidades de negócios voltadas para a área de design gráfico e, posteriormente, na área digital. Recentemente, essas unidades foram transformadas em empresas. Nasceram assim a Brainbox Design Estratégico e a House Cricket Digital & Direct. As três empresas, juntas, compõe o Grupo OM, hoje com 163 profissionais.

De acordo com Rodrigues, o grupo é especializado em oferecer soluções estratégicas em comunicação integrada. “A grande maioria de nossos clientes utiliza os serviços especializados das três empresas. Em outras plataformas de comunicação, tais como eventos, promoções, arquitetura de lojas e assessoria de imprensa, atuamos por meio de parceiros estratégicos, inclusive internacionais”, conta, explicando que eles procuram sempre por uma relação de parceria com os clientes. “Preferencialmente, quando os clientes nos permitem, entregamos comunicação integrada, cobrindo todos os pontos de contato da marca”, comenta.

O Grupo OM utiliza como ferramenta para desenvolver planejamentos, criar, produzir e entregar comunicação de qualidade o Mundi (Modelo Unificado de Diagnóstico e Integração). “Esta ferramenta é o nosso guia principal. O Mundi nos ajuda a entender o ‘mundo real’ e o ‘mundo percebido’ de cada marca que estamos ajudando a construir e, em seguida, nos orienta a chegar ao ‘mundo pretendido’”, explica o executivo.

Como clientes do grupo estão Bergerson, Indústrias Condor, Docol Metais Sanitários, Grupo Lumelli, Shopping Mueller, Livrarias Curitiba, Móveis Campo Largo, Mueller Eletrodomésticos, Mueller Fogões, franqueados de O Boticário, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Paraná, entre outros.

O ano de 2012, na opinião de Rodrigues, foi muito bom. O Grupo OM apresentará um crescimento entre 25% e 30% na receita bruta e, em breve, deve lançar unidades em novas plataformas de comunicação. Vice-presidente de criação do Grupo OM Comunicação Integrada, Renato Cavalher diz que “uma agência que chega aos 40 anos totalmente revigorada e repleta de novos talentos tem mesmo muito o que comemorar”. “A OpusMúltipla soube evoluir com o tempo e até antecipar tendências. Somos uma agência da geração XYZ”, completa.