O Dia Mundial da Propaganda, celebrado no último dia 4, foi a data escolhida pela DM9 para discutir com os mais de 350 parceiros da agência, no Teatro Santander, em São Paulo, os valores e a cultura do futuro da empresa. Na ocasião, em entrevista ao PROPMARK, o chairman do Grupo ABC, Nizan Guanaes, falou sobre a importância de reforçar os princípios da companhia para as novas gerações. Ele fez ainda um balanço dos últimos dez meses em que esteve na agência (o executivo voltou ao comando da empresa em fevereiro deste ano) e revelou que seu retorno para a DM9 teve como objetivo a organização do time. “Não vim para a DM9 como o Neymar, mas, sim, como o Tite”, afirmou. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

 

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Reforço

Estamos preparando a DM9 para a construção de valores para o futuro. A DM9 tem uma cultura forte. Até o melhor vinho tem anos que são mais difíceis, a DM9 passou por momentos assim. É natural para uma empresa que vai completar 30 anos em 2019. Tem uma frase do John Hegarty que diz: ‘Toda vez que uma marca está perdida ela tem de buscar inspiração nos seus princípios’. É isso que estamos fazendo, neste trabalho de reorganização. É olhar para princípios do passado, agora voltados ao futuro, ou seja, são coisas do passado, mas que precisam ser ressignificadas para o futuro. Não vim para a DM9 como o Neymar, mas, sim, como o Tite. Precisava reorganizar o time para que ele pudesse jogar. Tivemos um ano com reputação brilhante, algumas conquistas, e pulamos da 24° posição para 18° lugar no ranking das agências. Mesmo assim, sabemos que o caminho é longo.

o retorno
A agência foi reorganizada com muito trabalho nestes últimos dez meses (Nizan voltou ao comando da DM9 em fevereiro deste ano). Temos um potencial enorme. Em 2017, ficamos entre as três agências mais premiadas do Festival Cannes Lions e do El Ojo de Iberoamérica. Crescemos muito na satisfação dos nossos clientes e ganhamos a concorrência do ano com Walmart em um formato novo com a Tamboré (veja reportagem na página 8). Enfim, a DM9 teve conquistas importantes. Anunciamos hoje a conquista da conta da CVS, companhia do ramo farmacêutico e a segunda maior rede de varejo do mundo.

Conteúdo

O videoclipe da cantora Preta Gil, Vá se Benzer, é um bom exemplo do que faz uma empresa de conteúdo. Este é um trabalho que todas as pessoas precisam fazer juntas e elas vão fazer. Todas as campanhas que temos feito para o McDonald’s também são um exemplo. O filme com o Phellyx (influenciador e ex-funcionário da rede de fast food) é o vídeo de maior retorno da marca na história do Facebook. Este é o caminho, mas tudo leva tempo. A minha capa de Super-Homem está lavando. Há prioridades disso tudo na organização.

Outras agências

Tenho uma consultoria pela frente. Não quero estar em apenas uma empresa. Quero estar em várias e trabalhando para elas. É preciso fazer esse trabalho na DM9, na Africa, na Salve e na CDN. Sei qual é o meu papel, e o projeto de cultura vai dizer às pessoas quais são os papéis delas projetados para o futuro.

Análise

Olhando aquela menina ali que foi feita pela agência McCann New York (Nizan se referiu a réplica da escultura da campanha Fearless Girl que estava exposta no encontro), observo uma menina destemida e sem plataforma. Para mim, ela é o exemplo do que a propaganda precisa ter: coragem. Precisamos celebrar também o trabalho dos outros. Ficar achando que você é incrível é coisa do passado. O mercado fica olhando as transformações do mundo como se essas coisas fossem hecatombes. Imagine se uma operadora telefônica achasse um desastre o advento do celular ou o crescimento de dados? Isso é o futuro. Não podemos ficar olhando para o futuro e rezando todos os dias para que ele não aconteça. Vemos grandes nomes da propaganda se aposentando, saindo dela ou buscando novos caminhos. O padrão de descontentamento é a mudança. Propaganda tem pela frente prova de superação.

Expectativa

Podemos esperar o inesperado, coisas novas e formatos inovadores. Se preparem para surpresas do Tite em campo e na DM9.