O grupo Publicis apresentou esta semana oficialmente para lideranças do grupo e imprensa a primeira versão de sua plataforma de IA Marcel – criada em homenagem ao fundador do grupo Marcel Bleustein-Blanchet – que vai reunir 80 mil funcionários do grupo. O projeto foi anunciado em junho do ano passado, durante o Cannes Lions, e espera ter tudo concluído até julho. No momento, 100 usuários estão testando a plataforma, e em junho um versão beta será lançada para 1000 pessoas selecionadas – de acordo com representatividade, agência, papel e localidade. A ideia é ter 90% do pessoal conectado até o final de 2019. 

A fase beta vai incluir algumas etapas, como disponibilizar um módulo de treinamento para familiarizar o indivíduo com a plataforma Marcel, a inclusão de uma função de feedback para que os funcionários forneçam feedback em tempo real. O exercício em tempo real permitirá refinar o aplicativo, corrigir e melhorar a experiência do usuário e adicionar funcionalidades. Haverá várias versões atualizadas até que o produto de última geração desenvolvido seja disponibilizado para todo o grupo. 

A ferramenta permite encontrar parceiros para realizar projetos dentro do grupo, ou conhecer projetos já realizados não só no grupo como fora. Uma parceria foi estabelecida com o  Cannes Lions para acessar o The Work, recém anunciada plataforma que exibe mais de 200 mil peças de trabalho criativo premiadas de 2001 a 2018.

Assista ao vídeo que dá alguns exemplos de funcionalidade da plataforma: