O Publicis Groupe, terceiro maior grupo da publicidade mundial, anunciou a aquisição da empresa de marketing de dados Epsilon, junto à Alliance Data Systems, por um valor próximo a US$ US$ 4,4 bilhões, em uma das maiores transações da história do setor de comunicação. Em paralelo, Publicis Groupe e Alliance Data decidiram formar uma parceria estratégica para explorar negócios de maneira integrada.

O foco do grupo francês liderado pelo CEO Arthur Sadoun é adicionar capacidades em relação a dados. “Nossos clientes enfrentam pressão do crescimento das expectativas dos consumidores, a massificação de marcas com conexão direta com  as pessoas, e novas regulamentações de dados. A única resposta para esses desafios é entregar experiências personalizadas com escala.  As empresas precisam se transformar para encontrar esse novo imperativo do mercado”, diz o executivo do Publicis.

Na prática, o Publicis adiciona tecnologia, expertise e talento em dados para complementar com seu know-how de criatividade, mídia e transformação de negócios. 

Ale Oliveira

“O anúncio dessa aquisição representa o ponto máximo de uma busca extensa por opções estratégicas para nosso negócio Epsilon. Acreditamos que encontramos o lugar certo para a tecnologia, talentos e recurso de dados da Epsilon”, afirmou em comunicado Edward J. Heffernan, presidente e CEO da Alliance Data Systems. Para ele, o Publicis tem encaixe com sua empresa em termos de cultura e estratégia e a parceria ajudará na transformação do grupo francês em meio a um mundo “data-driven”.

Maurice Lévy, chairman do board do Publicis também se manifestou sobre a aquisição, e diz que a Epsilon vai “acelerar a transformação do Publicis”, tornando a empresa mais competitiva como parceira. “Estaremos em posição de nos beneficiar de um time de liderança ótimo, de 3,7 mil cientistas de dados e grande time de tecnologia e experts em inteligência artificial.

Com sede nos Estados Unidos, a Epsilon é uma empresa de tecnologia e plataformas com foco em maximizar o valor dos dados de seus clientes. Com receitas líquidas de US$ 1,9 bilhão em 2018, majoritariamente em sua matriz, a empresa tem 9 mil funcionários, contando os 3,7 cientistas de dados mencionados por Lévy, além de 2 mil experts em tecnologia baseados em Bangalore (Índia).