O salário médio  mensal nas agências de publicidade do estado de São Paulo subiu para R$ 6.017,00 em 2016, contra R$ 5.548,00 em 2015, segundo a mais recente versão do estudo “Perfil e Tendências das Agências de Propaganda”, assinado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP) e realizado pela Toledo & Associados.  Foram entrevistadas 275 empresas do setor.

O Sinapro-SP identificou ainda que as agências de grande porte da capital empregam, em média, 220 pessoas, sendo que 88% delas estão no regime CLT (carteira assinada). Agências com receita de até R$ 50 milhões empregam 21 pessoas, na média, enquanto as menores ficam com 13 pessoas. O perfil também atestou que a massa salarial no grupo pesquisado atingiu R$ 38,2 milhões e que os gastos com folha de pagamento representam 44% da receita bruta das agências.  

O crescimento nos salários atestado pelo Sinapro-SP veio acompanhado de um maior otimismo em relação ao futuro do mercado: 41% das empresas entrevistadas previam ampliar sua receita bruta anual em 2017, contra 24% que, de fato, haviam elevado suas receitas em 2016. O Sinapro-SP estimou que as 1 mil maiores agências do estado tiveram, em 2016, uma receita bruta total de R$ 5,5 bilhões, com 17,2 mil pessoas ocupadas. 

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Mais que publicidade

As agências paulistas aceleraram a diversificação de serviços oferecidos às marcas, indo além da publicidade, como parte de uma grande transformação do modelo de negócios do setor. Segundo  pesquisa da Sinapro-SP, já são 67% as agências que oferecem as chamadas atividades complementares, contra 29% que o faziam no estudo de 2014.

O principal serviço complementar oferecido é o digital, que faz parte do cardápio de 88% das agências paulistas.  A participação do digital nas receitas  das agências, no entanto, ainda é baixo: 11%. Por outro lado, a margem de lucro desse serviço é positiva. Outras ofertas complementares relevantes são a produção de conteúdo (66%), eventos corporativos (44%), produção de vídeo (40%), live marketing (27%) e relações públicas (17%).

“As agências de publicidade estão avançando na transformação do seu modelo de negócios, tanto com ampliação de serviços, quanto incorporação de competências tecnológicas e de estratégia de negócios”, afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP.

Outro indicador da mudança do modelo de negócio das agências é o avanço dos contratos de fee e success fee (este, praticado por 37% das agências). O desconto-padrão tem reduzido sua participação, agora, cerca de 21% das receitas das agências pesquisadas.