Seguindo modelo vitorioso no Grupo ABC, liderado por Nizan Guanaes (criação) e Guga Valente (gestão de negócios), a Tribal, que deixa de usar na sua identidade corporativa a marca Salve, passa a ser comandada por Carlos Fonseca, o Carlão, ex-R/GA, e Carlos Pitchu. Deixa a operação o executivo Alcir Gomes Leite, responsável pelo coaching de Pitchu. Ele volta para a estrutura do ABC e incialmente vai integrar os conselhos da própria Tribal, nesse caso ao lado dos novos gestores e de Valente, e também da Tamboré, agência dedicada à conta da rede de varejo Walmart. 

Divulgação

A operação brasileira da Tribal, que tem 60 escritórios em 42 países, é a maior da rede em faturamento e em pessoal, com seus 250 funcionários. Nesse período de um ano, como enfatiza Valente, foi consolidada a fusão com a LDC. “Hoje os clientes já conhecem a estrutura e sabem a proposta da agência. Com a casa arrumada, chegou a hora de efetivar o que estava planejado desde o início. O Alcir conhece bem o ABC e ajudou a implantar a sua cultura na agência. Vamos dar suporte aos copresidentes através do conselho, que, inicialmente, vai ter reuniões semanais a partir de janeiro de 2018. Agora, o Alcir vai colaborar com seu conhecimento do ajuste da Tamboré e em projetos especiais do grupo”, explica Valente.
Após o processo de estabilização, que incluiu a conquista da conta digital do Banco Santander, segundo Pitchu, a maior concorrência dessa disciplina em 2017, e a digitalização integral de clientes como a Pepsico (Toddy, Toddynho, Mabel e Quaker), chegou a hora de dar atenção à estratégia futura.

“Somos uma joia no universo Tribal, mas tivemos de compreender sua cultura inovadora. Agregamos muito elementos à operação, mas podemos ser mais protagonistas. O crescimento digital é visível e em pouco tempo vai dividir de forma equilibrada com o faturamento de mídia”, relata Pitchu.
Com sua missão inicial encerrada, mas com um aprendizado sobre como combinar tecnologia com criatividade, Alcir passa a colaborar com a Tamboré, nova marca do ABC, com apoio da Z515, que venceu a concorrência do Walmart com estratégia formulada pela DM9.