Y&R, Africa e My Agency lideram o ranking de investimento publicitário no acumulado de janeiro a junho de 2018. O levantamento da Kantar Ibope Media usa a compra de mídia no mercado brasileiro, pela métrica que contempla os investimentos brutos dos anunciantes, sem negociações e descontos.

lvcandy/iStock

A Young, que fechou o período com R$ 2,249 bilhão de faturamento bruto de mídia, está no topo das 50 maiores agências brasileiras desde 2002, quando assumiu a posição que era ocupada pela McCann-Erickson, hoje WMcCann.

Mas o atual ranking tem uma série de mudanças. A Africa, que fechou 2017 na quarta colocação com R$ 2,968 bi, ocupa agora o segundo lugar pela primeira vez com R$ 1.723 bi. Em 2015, a agência fechou o ano na terceira posição (R$ 3,507 bi) e estava oscilando entre o 5º e 7º posto.

O terceiro lugar atualmente é da My Agencia com R$ 1,507 bi, que caiu uma posição após fechar 2017 na vice-liderança com R$ 3.741 bilhão. A agência vinha em escalada há alguns anos. Ela fechou 2013 na 17ª posição com R$ 1,292 bilhão, 2014 na 16ª posição com R$ 1,176 bi, 2015 em 13º (R$ 2,236 bi) e 2016 em 10º (R$ 2,285 bi).

A Leo Burnett Tailor Made aparece na pesquisa em quarto lugar com R$ 1,481 bilhão, e a Publicis em quinto com um faturamento bruto de R$ 1,463 bi. Em seguida estão Ogilvy (R$ 1,439 bi), Talent (R$ 1,371 bi), J. Walter Thompson (R$ 1,347 bi ), DPZ&T (R$ 1,341 bi ) e AlmapBBDO (R$ 1,220 bi ).

Juntas, as dez primeiras colocadas faturaram cerca de R$ 15 bilhões no período de janeiro a junho deste ano.

Olivier Le Moal/iStock

Leia mais
Veja as agências que lideram o ranking de investimento publicitário
Publicis se aproxima da Y&R no ranking das maiores do Brasil