A 53ª edição do Super Bowl, que acontece no próximo dia 3 de fevereiro, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, é um presságio do que pode-se esperar do segmento automotivo no tradicional prime time da partida. Além da marca que detém o naming right do estádio, que vai aproveitar a oportunidade para divulgar sua marca, Kia, Hyundai, Toyota e Audi já confirmaram sua presença no horário comercial mais caro da televisão.

As expectativas para o comercial da Audi, em especial, são grandes. Em 2019, a fabricante completa uma década de sua participação como anunciante da tradicional final da Liga Nacional de Futebol Americano. Para tanto,  vai anunciar sua nova marca de carros elétricos, a e-tron, em um filme de 60  segundos. Os detalhes da propaganda foram divulgados pela própria montadora, que ressaltou seus objetivos de até 2025 vender um carro elétrico a cada três carros nos Estados Unidos.

Com o tema sobre o futuro dos carros elétricos, o comercial terá criação da agência Venables Bell & Partners, de São Francisco. A Audi tem tradicionalmente feito grandes narrativas ao longo dos dez anos em que marcou presença no Super Bowl. Em 2017, por exemplo, trouxe o debate sobre empoderamento feminino com o filme Daughter. No ano anterior, a marca levou sua audiência à Lua com o filme Commander, embalado pela música Starman, de David Bowie.

Por enquanto, as demais montadoras fazem mistério sobre o tema que vão trabalhar no Big Game, mas no que depender dos anos anteriores, as marcas aproveitarão temas da atualidade, causas sociais e temas relevantes para a sociedade para reforçarem seu discurso. Cada segundo de atenção conta muito para os anunciantes. E não era para menos. As expectativas de audiência preveem números superlativos, a exemplo do que aconteceu em 2018.

No ano passado, o Super Bowl foi o evento ao vivo mais visto do mundo, superando a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno, em sexto lugar, e o Oscar, que ficou em oitavo lugar, segundo dados da Nielsen. A partida entre New England Patriots e Philadelphia Eagles foi vista por 104,107 milhões de pessoas.

Acompanhe os comerciais das marcas de automóveis no Super Bowl em anos anteriores:

https://youtube.com/watch?v=0YVbVXOjJv4