Anunciantes começam contagem regressiva para a Copa do Mundo

Patrocinadores aproveitam amistosos e pré-torneio para despertar emoção na torcida

Os passageiros que chegavam ao Aeroporto de Congonhas na última terça-feira (27) receberam a seguinte mensagem pelos alto-falantes: em comemoração ao pentacampeonato da seleção brasileira, cinco voos da ponte aérea Rio-São Paulo da Gol foram rebatizados com os anos das conquistas do Brasil: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. O otimismo em relação ao hexa fez com que a companhia também rebatizasse um sexto voo com o nome 2018. 

A ação, que distribuiu aos passageiros réplicas das camisas utilizadas em cada título, bem como convidou jogadores que fizeram parte da história do futebol aos voos, marcou o início das comemorações da patrocinadora da seleção. A menos de 100 dias para o mundial, a estratégia de mobilizar a torcida durante o pré-Copa tem orientado o trabalho dos anunciantes. Os amistosos, em especial, se tornaram ocasião ideal para as marcas trabalharem atributos de valor.

A vitória brasileira contra a algoz Alemanha na semana passada, por exemplo, foi o momento perfeito para a Brahma reforçar sua confiança na seleção e resgatar o “Nº 1”, um dos principais símbolos da cerveja. É o que explica Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma.

“Estampamos no Mineirão e nos arredores do Maracanã a mensagem O Nº 1 voltou, como uma homenagem da única cerveja presente em todas as Copas para a única pentacampeã do mundo. Junto com a ação, colocamos no ar, nacionalmente, mais um filme que lembra como nos sentimos nas conquistas da seleção”. A campanha é assinada pela Africa.

O sentimento de confiança e empolgação diante da expectativa do hexa dá o tom dos demais patrocinadores oficiais da Copa. Segundo Roberto Gnypeck, vice-presidente de marketing do McDonald’s, o objetivo da empresa é preparar a torcida por meio de uma grande campanha que traduz a emoção, a alegria e a brasilidade do futebol nacional. Dentre as ações, reuniu Neymar Jr. e Anitta num filme da DPZ&T que abriu o calendário de ativações da marca.

A rede de fast food também convocou o pequeno Davi Lucca, filho de Neymar, para a nova campanha que divulga a promoção Prepara a Emoção. O projeto vai selecionar crianças para entrar em campo na partida Brasil x Costa Rica, no dia 22 de junho.

Respeito e credibilidade
Protagonista do amistoso entre Brasil x Alemanha na semana passada, Gabriel Jesus, autor do gol que rendeu a vitória ao Brasil, ganhou os holofotes da Vivo, patrocinadora da seleção e do craque. Ao comemorar seu gol, o jogador correu pelo campo imitando um telefonema. A operadora aproveitou o momento para brincar em suas redes sociais fazendo um meme de Jesus “ligando” para dona Vera, mãe do atleta.

“Em novembro lançamos o conceito #joguejunto, que permeará toda nossa comunicação. Com ele trazemos um novo olhar sobre o tema, valorizando as pessoas que são craques de todos os dias, e os craques do campo, que se mostram mais próximos de seus fãs com as interações que têm em suas redes sociais”, explica Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.
Além de Jesus e Neymar, o técnico Tite também desponta como embaixador de marcas que alicerçam suas ações em atributos como respeito, união e espírito de equipe. Andréa Mello, diretora de marketing corporativo e de consumer electronics da Samsung Brasil, explica a escolha do treinador como embaixador da marca em campanha assinada pela Cheil Brasil.

“Dentro do novo posicionamento global Do What You Can’t, lançamos em março a campanha Samsung é Mais Jogo, que é composta por uma série de três vídeos com o Tite. A comunicação mostra o treinador enfatizando que o futebol ensina a superar situações adversas na vida e a dar a volta por cima”.

Com a missão semelhante de tomar “emprestado” atributos de Tite, o Itaú está no ar com sua Preleção, em que convida a torcida a se reunir e voltar a confiar na seleção. Segundo Paulo Coelho, copresidente e CCO da DM9DDB, a campanha resgata valores como respeito, dedicação, espírito de grupo, que servem de inspiração para todos os brasileiros. Em breve, a agência prepara uma websérie com Tite trazendo os bastidores da campanha.

Leia mais
Hyundai convida brasileiros para torcer na Copa da Rússia
Debate dará o tom da Copa da Rússia na ESPN Brasil

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações