A Advertising Standards Authority (ASA), que regula a publicidade no Reino Unido, não fará uma investigação formal do comercial “The Whole Chicken”. O órgão recebeu 480 reclamações sobre o vídeo, muitas afirmando que ele trata as aves com “desrespeito”, que era “ofensivo” e “angustiante”.

O comercial é o primeiro criado pela Mother de Londres para a rede de fast food KFC. O vídeo mostra galinhas dançando em um celeiro, ao som da música “X Gon’ Give It To Ya”, de DMX. A campanha também tem peças out of home e murais feitos por sete artistas de grafite.

Com a assinatura “the chicken, the whole chicken and nothing but the chicken”, o objetivo do comercial é mudar as percepções do público sobre seus produtos no Reino Unido e na Irlanda. 

Entre as reclamações, algumas pessoas classificaram o vídeo como “propaganda enganosa”, por mostrar uma galinha “saudável e de aparência mais velha”, o que não representaria a média de idade, a qualidade e as condições de vida das aves usadas pelo KFC. Outras consideraram a frase “The Whole Chicken” também como “enganosa”, porque nem todas as partes da galinha são usadas pela rede fast food ou porque são usados outros ingredientes.

“Embora reconheçamos que alguns espectadores possam achar o filme desagradável, é improvável que cause angústia ou ofensa grave ou generalizada”, afirmou um porta-voz do conselho da ASA. Para o órgão, o comercial não quebrou regras, não tem “imagens explícitas que se referem ao abate de animais” e a frase “The Whole Chicken” se refere ao fato de o KFC usar 100% de frango em seus produtos e não a um uso de cada parte da ave.

Com informações do Campaing.