Em meio às infindáveis crises no mercado econômico nacional e à acirrada concorrência, é imperativo que os varejistas estejam conectados e atentos às novas oportunidades e inovações tecnológicas para se destacarem, impulsionarem as vendas e fidelizarem o cliente.

Vivemos um momento em que o consumidor está com o poder ao alcance das mãos. Ele é mais exigente, informado e online boa parte do tempo – pesquisas mostram que o brasileiro passa, em média, 3 horas por dia conectado com o celular. Até o final deste ano, o Brasil terá um smartphone por habitante. Hoje já são mais de 198 milhões de celulares inteligentes em uso no país.  

Diante desse cenário, os desafios são enormes e não há uma receita única, pronta. No entanto, uma coisa é certa: a melhor estratégia para se manter e se diferenciar no varejo é conhecer, estudar e utilizar a inovação a favor do seu negócio.

A tecnologia tem criado inúmeras possibilidades. É preciso moldar as iniciativas de acordo com o porte da empresa, estudar as melhores práticas e explorar as experiências disponíveis para atrair e conhecer melhor o seu cliente. É indispensável saber quem ele é, onde ele está, quais os seus gostos e hábitos. É preciso e possível conhecê-lo por inteiro.

Já taticamente utilizada em alguns setores, a tecnologia dos Aplicativos vai muito além da compra. Eles podem localizar, engajar e fidelizar as pessoas.  Intensificar a política de promoções, como sorteios, usando Aplicativos – é uma estratégia inteligente em tempos de crise.

Um clique no aplicativo e é possível colher dados do perfil de cada consumidor, conhecendo mais seu comportamento, suas preferências, histórico de compras e outras informações valiosas. Dados mostram que os Apps aumentam, em até 48%, a adesão às promoções, por exemplo, através do autoatendimento, tornando-os um instrumento de marketing poderoso.  

São iniciativas sustentáveis, pois descartam o uso dos intermináveis cupons de papel; inteligentes, pois eliminam as odiadas filas de atendimento, e eficientes, pois reforçam sua marca na mente do consumidor.

Essas novidades chegaram com força total e estão alterando absolutamente tudo no varejo. É preciso acompanhar o ritmo, pois quem não o fizer, certamente perderá mercado e verá o seu concorrente fazê-lo.  A inclusão desta estratégia no plano de negócios pode se tornar uma questão de sobrevivência.