Com o objetivo de aumentar a circulação e doação de livros, o Banco de Livros lança uma nova campanha de conscientização. Criado pela agência Escala, o filme mostra toda a dificuldade de fazer um livro chegar dentro de uma prisão, por exemplo. O conceito “A saída está num livro” alerta para a diferença que a leitura e a educação podem fazer na vida de uma pessoa.

O trabalho da instituição está em receber doações de livros novos e usados de pessoas, empresas ou por meio de campanhas e montar bibliotecas ou espaços de leitura em locais de baixa renda como comunidades carentes, hospitais, escolas, creches, presídios e asilos.

“Criado em 2008, o Banco de Livros vai chegar em novembro a um milhão de livros arrecadados e montou 599 espaços de leitura (bibliotecas), onde foram colocados 370 mil livros”, conta Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros.

“Nossa intenção com esse filme foi fazer com que as pessoas se desapeguem dos livros. Muita gente lê um livro uma vez e ele fica parado numa estante sem ser tocado por anos. Nosso objetivo é que esses livros circulem gratuitamente, aumente o acesso à educação e à cultura”, explica Alfredo Fedrizzi, sócio da Escala.

Ficha técnica

Filme: O Livro

Anunciante: Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais

Produto: Institucional Projeto Banco de Livros

Agência: Escala Comunicação e Marketing Ltda.

Direção de Criação: Flávio Waiteman

Criação: Luciano Santos e Flávio Waiteman

Atendimento: Alfredo Fedrizzi

Aprovação: Neli Miotto e Waldir da Silveira

RTVC: Rodrigo Moreira

Produção e pós-produção: Brokolis do Brasil

Trilha musical e sound design: Saxsofunny

Direção: Marcelo Corrêa

Fotografia: Leandro Miranda

Câmera: Marcelo Borja, José Estácio e Márcio Moreira

Elenco: Magdale Alves, Gustavo Marquezini, Beto Placides, Cassio Leonardo Reis, Carlos Magno e Ramos Delgado de Oliveira.