Após duas edições no Brasil, em 2017 o Tomorrowland não viria ao país. Os fãs ficaram inconformados, motivando a Skol, patrocinadora da atração no país, a realizar algo especial para eles. Responsável pela criação, a BFerraz apostou na surpresa e engajamento dos apaixonados pelo evento. Dentro do posicionamento de Skol de Redondo é sair do seu quadrado, as pessoas foram convidadas nas redes sociais a entrar em um ônibus sem saber para onde iam. Quem topou foi para um ambiente que reproduzia o universo Tomorrowland e três pessoas foram sorteadas para ver o festival na Bélgica.

Divulgação

“Perto do histórico de ações seria pequeno apenas entregar ingressos. Pensamos em algo especial”, lembra Tatiana Palladino, VP de criação e planejamento da BFerraz.

A Aktuellmix levou os fãs de chocolate à loucura com a Eaternet ou Abra a boca e coma o site para Hershey’s. A agência fez um site com coisas que existem na internet, feito de chocolate de verdade, para comer de verdade. As pessoas cadastravam produtos na página, ganhavam uma mordida e recebiam o pedaço que tinham clicado, com 1,5 kg de Hershey’s. Foram 120 mil inscritos, 20 milhões de pessoas alcançadas, 20% de aumento nas vendas e um Leão de prata em Cannes.

A promoção teve peças off, mas foi no digital que o diálogo com o consumidor aconteceu. “O público é que dá o tom da campanha. Ficamos antenados, acompanhando as necessidades, desejos e histórias dos consumidores. Tivemos 60 sites diferentes, um por dia, todo pensado com as respostas dos consumidores”, explica Célio Ashcar, sócio da Aktuellmix.

Já a Tudo, que tem entre as promoções recentes Nescau, Farinha Láctea e Seara (2016) e Universal Channel, Nestlé, Yokitos (2017), ressalta a relevância do prêmio. A agência tem cinco promoções no ar, trabalha no Rock in Rio e em perspectivas para datas comemorativas e Copa do Mundo 2018.

Fernando Mendes é coordenador de promoções da Tudo, segmento que representa 22% do faturamento anual da agência. Segundo ele, é essencial entender o briefing e a necessidade da marca atrelados ao shopper para engajar o consumidor com um prêmio de relevância. “Se o prêmio for bacana e atrativo, isso faz com que ele mude a marca de consumo na gôndola. E uma mecânica simples e de fácil participação também gera aderência.”

Outros mandamentos são ter ousadia e enxergar sempre o consumidor como protagonista da comunicação. “Mesmo uma pequena ativação pode reverberar”, diz Tatiana.