Drogaria Onofre escolhe DM9DDB como agência de publicidade

Rede de farmácias que, desde 2013, pertence ao grupo internacional CVS Health tem como meta atingir operação omnichannel

Integração é a palavra do ano para a Drogaria Onofre. “Nossa meta em 2018 é ter todas as bases integradas e operação omnichannel”, afirma Eduardo Mangione, que desde quando assumiu como diretor de marketing da empresa, em agosto, trabalha para implementar o modelo na empresa. “A gente tinha uma divisão mais forte por canal, mas o consumidor é um só e ele é impactado por múltiplos canais. Nós temos de falar com o consumidor independentemente do canal”, diz o executivo, que também é responsável pela recém-criada área de e-commerce. 

Parte do trabalho de comunicação e marketing é feito dentro da empresa, mas para a publicidade a Drogaria Onofre escolheu a DM9DDB. “A campanha deve sair entre março e abril. Estamos trabalhando ativamente na parte estratégica e no reposicionamento da comunicação. Vamos veicular uma campanha de branding, mostrando as novidades para este ano”, afirma o executivo, sem dar detalhes da comunicação. 

Divulgação

A ideia é fazer a marca se diferenciar da concorrência. “O mercado farma não tem muita tradição na construção de marca. É um mercado muito comoditizado. A maioria dos consumidores não tem marca favorita ao escolher a farmácia. São mais de 70 mil farmácias no Brasil. A Droga Raia, que é líder, tem 1.500 lojas”, afirma. O executivo afirma que a agência é uma parceira muito importante. “A DM9DDB é especialista em construir marca, tem uma qualidade criativa imbatível”, afirma Mangione. 

A Drogaria Onofre foi comprada pela CVS Health, em 2013, e algumas características da rede devem ser trazidas para o Brasil, respeitando a legislação, que é muito específica. 

“Lá fora a CVS é muito mais avançada principalmente pela diferença de serviços primários que podem ser oferecidos. Parte de nossas lojas começou a oferecer medição de glicemia e pressão. A Onofre Clinic é um primeiro passo para a ampliação de serviços primários ao consumidor. Mês que vem, o serviço, que está em teste, será ampliado para vacinação”, fala. O executivo conta que, em breve, a farmácia ainda deve lançar programas de acompanhamento à gestante, de auxílio para parar de fumar ou para perder peso. 

As mudanças na Onofre começaram com a atualização do site, em parceria com a Oracle. Foram 15 meses de trabalho para aumentar o portfólio de produtos e atender o público de forma mais assertiva. “Introduzimos muitas inovações. Uma delas é que a Onofre é a única empresa que entrega no dia seguinte para interior de São Paulo. Isso é muito valorizado pelo consumidor”, fala.

Outra novidade é poder encomendar o produto não encontrado para retirar na própria loja. “Uma das primeiras ideias de multicanalidade é a fastline. A pessoa chega na loja e, se não encontrar algo, pode pedir e, em algumas horas, o produto chega”, explica Mangione. A ferramenta existe há cerca de cinco meses e já está em todas as lojas. “A resposta foi muito forte. Mais de 90% dos consumidores voltam à loja e compram o produto”, conta. Hoje são 43 lojas em três estados. 

Para este ano, a marca pretende abrir de dez a 15 lojas. “E faremos um investimento muito mais forte no e-commerce, que hoje representa 45% das nossas vendas”, explica. 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações