iStock/Geber86

Um pacto entre as empresas globais Nestlé, PepsiCo, Unilever, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Coca-Cola, Kellog, McDonald’s, Mars e Mondelez quer ampliar esforços e adotar práticas responsáveis de marketing e publicidade infantil. O ‘Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças’ traz diretrizes de comunicação que apresentam avanços no monitoramento e critérios nutricionais dos produtos comercializados para o público menor de 12 anos.

O acordo determina que as empresas participantes só podem anunciar produtos para crianças abaixo dessa faixa etária se atenderem aos critérios nutricionais unificados para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais.

O Compromisso faz referência à Política Global de Comunicação de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance – IFBA, adotada pela primeira vez em 2009 – e atualizada em 2014, e apresenta inovações em relação às diretrizes anteriores. A primeira corresponde ao alinhamento e padronização dos critérios nutricionais do Brasil, que passarão a ser seguidos por todas as empresas a partir de 1º de janeiro de 2017, considerando um período de adaptação até 31 de dezembro do mesmo ano.

Outra novidade é o monitoramento e auditoria da KPMG sobre a veiculação de publicidade que as empresas realizarão anualmente, dando ênfase nas principais datas comerciais para o público infantil (Natal, férias de janeiro, Páscoa e Dia das Crianças). Haverá, ainda, aumento da restrição de audiência de público infantil. A nova diretriz estabelece que audiências infantis são aquelas cujo público é composto por 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos. O critério anterior era de 50% ou mais.

Além disso, cada empresa pode manter e adotar critérios de publicidade infantil que vão além dos estabelecidos no compromisso. Outra questão está relacionada ao compromisso de não realizar comunicações de marketing de produto em escolas em que prevaleçam crianças dessa faixa, exceto se for acordado com a administração exclusivamente para fins educativos.

Para reforçar a transparência desta iniciativa e prestar contas sobre as práticas de publicidade das empresas participantes, serão divulgados relatórios anuais trazendo o monitoramento interno e externo de anúncios e campanhas publicitárias realizadas durante o período determinado.