Estudo do Vagalume mostra que música tem poder de ajudar pessoas

Pesquisa All about Music quer entender melhor o uso brasileiro

A plataforma Vagalume fez uma pesquisa para entender melhor o papel da música na vida dos brasileiros. “O que me chama a atenção é esse lado de encarar a música como um apoio. Ela ajuda as pessoas. É um poder dela que acho muito interessante”, conta Angélica Okamoto, diretora de marketing do Vagalume. 

O estudo All About Music mostrou que o momento em que as pessoas estão ouvindo música tem caráter positivo. “As marcas podem se apoderar deste momento em que a música está presente. A música traz sentimentos bons imediatamente. No campo do branding, tem muita coisa a ser explorado”, afirma a executiva.

wundervisuals/iStock

A pesquisa mostrou que 59% dos entrevistados costumam comprar algo ligado a artistas/bandas. “Não é apenas uma camiseta do artista, mas os acessórios que são usados por eles, como óculos, bijuterias e até produtos com a marca do artista”, explica.

Outra questão verificada com o estudo foi quais as marcas tinham maior relação com a música (veja tabela ao lado). “Quando vemos o conjunto geral, as marcas que se destacam são as que fizeram algum trabalho envolvido com a música. Mostra uma certa efetividade das marcas que vão por esse caminho”, diz Angélica.

O resultado do estudo All About Music vai ajudar a marca a ter insights sobre como inserir os anunciantes de forma eficiente na plataforma e a respeito de novos produtos. “A gente tem uma preocupação com a entrega para o anunciante e mantemos o usuário em primeiro lugar. Não queremos ser intrusivos. O nosso serviço de streaming, o Vagalume.fm, é gratuito e temos uma inserção a cada hora”, diz a executiva.

Um dos resultados mostrados pela pesquisa é que 60% das pessoas preferem um serviço de streaming gratuito com propaganda a um serviço sem anúncio, mas cobrado. “Isso mostra que nosso modelo de negócio está no caminho certo”, completa Angélica.

O envolvimento do brasileiro com a música foi comprovado pelo estudo. “A música está no dia a dia de todo mundo. Quando a gente pedia às pessoas para falar de seu dia, todo mundo falava que a rotina era dura, corrida, mas todos ouvem muita música”, fala a executiva. De acordo com a pesquisa, homens ouvem, em média, seis horas de música por dia e as mulheres, sete horas por dia.

O momento que os brasileiros mais ouvem música é quando estão se locomovendo (64%). Em segundo lugar, fica a dedicação exclusiva à música (52%). Enquanto estão estudando (43%), trabalhando (32%) e jogando videogame (25%) também têm destaque. O celular é o dispositivo mais usado para ouvir música (83%), seguido pelo computador (76%), TV (41%), rádio (40%), caixinha de som (38%), tablet (13%) e aparelho de som (6%).

O All About Music foi realizado pelo Vagalume e o instituto de pesquisa Catapani Associados. Foram ouvidos oito grupos de debates, com homens e mulheres de 15 a 35 anos, das classes A, B e C, além de realizadas pesquisas de campo, quatro pesquisas em profundidade e pesquisa quantitativa com 3.025 respondentes. Vagalume tem 2,5 milhões de execuções de música por dia e alcança 40 milhões de pessoas por mês.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações