Fast foods evitam canudos plásticos e fomentam conscientização

McDonald's e Burger King deixam de entregar item automaticamente e orientam consumidor

victoshafoto/iStock

As redes McDonald’s, Burger King e Bob’s são concorrentes em muitos aspectos, mas estão alinhados na missão de acabar com resíduos plásticos e fomentar o consumo consciente e descarte correto. Entre julho e agosto, as três empresas de fast food anunciaram mudanças em seus restaurantes, principalmente sobre os canudos. Mesmo de diferentes balcões, as redes defendem que as empresas têm papel fundamental em orientar e incentivar a população a pensar mais na importância da sustentabilidade.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, passou a entregar canudos de plástico apenas aos clientes que pedem. A prática começou no Brasil, passou por Uruguai e Colômbia e deve se estender aos demais países da América Latina e Caribe. A iniciativa integra os objetivos do Scale for Good, que visa a mudança de cultura e comportamento da cadeia de suprimentos e do público em geral. As metas globais incluem comprar 100% das embalagens para o consumidor oriundas de fontes renováveis, recicladas ou certificadas até 2025, em todos os restaurantes.

Segundo Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados, o McDonald’s começou esse trabalho há alguns anos com a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem de resíduos nos restaurantes. Agora o foco é no desenvolvimento de alternativas para a substituição dos canudos plásticos, e ampliar a discussão pública. “Adotamos a postura de deixar o consumidor refletir se necessita do canudo. Ele decide se quer usar ou não. Já está implementado no Brasil e tivemos uma boa aceitação. Mas a principal medida é na educação para o descarte desses resíduos. Tudo deve ser descartado de forma correta. Esse assunto, para nós, não é pontual nem é novo. Vamos trabalhar fortemente na educação para frear o descarte errôneo e inadequado”, diz. Colaboradores e informativos nos restaurantes incentivam a conscientização.

Novidade para o consumidor
O BK parou de entregar proativamente canudos e tampas de plástico aos clientes nas 730 lojas do país. O público agora tem canudos biodegradáveis de papel, entregues também se solicitados. Para produtos mais sólidos, como os shakes, a marca está desenvolvendo um canudo de papel que deve estar pronto em novembro.

Divulgação

Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do Burger King Brasil, explica que as mudanças permitirão que mais de 100 milhões de canudos deixem de ser usados anualmente. “Estamos sempre atentos e acompanhando o que está se passando na sociedade, para antecipar tendências e o que a sociedade espera da gente. Se o cliente precisa do canudo por algum motivo, entregamos e fazemos um trabalho de conscientização”, afirma.

Além dessa mudança, o BK tem outras práticas no sentido da responsabilidade ambiental. Entre as iniciativas estão um programa de reciclagem de óleo, um de reuso de água e a migração da iluminação para led, reduzindo o consumo de eletricidade em 43%. “Já estamos vendo uma reação muito boa por parte do consumidor de repensar a utilização do canudo. O BK Brasil, dentro da rede global, está liderando isso. Vamos servir de referências.”

O Bob’s trocou os canudos de plásticos dos milk-shakes por outros comestíveis. A mudança começou na cidade de São Paulo e no aeroporto de Guarulhos. Agora segue para o restante do país de forma gradual. Para as demais bebidas, a rede utiliza canudos recicláveis, biodegradáveis e certificados internacionalmente pela OPA,  autoridade nos assuntos relacionados aos plásticos biodegradáveis por processo de oxidação. 

 

Leia mais
Onda de sustentabilidade aumenta o consumo de embalagens de vidro
“Tendência do consumo consciente é bastante clara”

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações