Lipton reforça o hábito de tomar chá

Carolina Valim, gerente de marketing, revela o objetivo de modernizar o consumo da bebida

A marca de chás Lipton, que pertence à Unilever, chegou ao Brasil em 1995, trazendo para as nossas terras tropicais a versão gelada da bebida. Com o aquecimento do segmento, que cresce 5% em volume ao ano, a marca volta a apostar no país e traz sua versão quente do produto com um portfólio de 12 itens. Confira a seguir os principais trechos da entrevista com Carolina Valim, gerente de marketing de Lipton chá quente, que revela que Lipton quer modernizar o momento de tomar chá.

Divulgação

O novo momento do chá

A busca por alimentos e bebidas mais saudáveis está muito latente. Apesar de ser uma bebida bastante tradicional, o chá volta a ser tendência com uma visão mais moderna e holística de saúde. Antigamente, as pessoas enxergavam o chá como algo relacionado à vovó ou porque estavam doentes. Neste momento, as pessoas estão mais abertas a ver o chá de uma outra forma, como uma bebida que ajuda a manter a saudabilidade e que tem vários benefícios relacionados ao consumo contínuo.

Chá e Infusão

No Brasil, o consumo de infusão é muito grande, mas queremos mostrar que o chá também é muito interessante, pois, além de ser um bebida gostosa, possui vários benefícios associados ao consumo contínuo. Quando nos referimos ao chá, falamos dos produtos que possuem Camellia Sinensis, que é o nome da folha do chá. Quando o produto não tem essa folha, o nome técnico é infusão. No Brasil, chamamos tudo de chá, mas na realidade quando você afirma que vai tomar um chá de hortelã, na verdade, está tomando uma infusão de hortelã.

Sabores Diferentes

Queremos quebrar qualquer percepção equivocada em relação ao chá e mostrá-lo como algo gostoso. E como fazemos isso? Através de sabores diferenciados. O brasileiro ainda toma muito chá de camomila, hortelã e erva-doce, então, quando trazemos outras propostas como o chá de limão com gengibre, camomila e mel, frutas vermelhas ou chá verde de laranja e maracujá, você abre um universo de sensorialidade maior para o consumidor experimentar essa bebida e ter outra experiência.

Campanha

Entramos com uma campanha digital muito forte, fizemos OOH em São Paulo e tivemos pílulas de conteúdo em diversos canais de TV paga, como GNT, AXN e Discovery Home & Health. Agora estamos com ações em salões de beleza e lojas de moda em São Paulo e em Porto Alegre. Uma outra ação interessante que estamos realizando para tirar o chá do local comum é uma parceria com o canal Tastemade. A cada 20 dias, o canal posta uma receita que harmoniza com um dos nossos chás. Ao todo serão oito vídeos. A mídia tradicional está sendo realizada pela agência DM9, o digital pela LiveAD e as ações de PDV e OOH pela MullenLowe.

Novos Produtos

Estamos sempre considerando a possibilidade de lançamentos de acordo com o que o consumidor brasileiro busca. Fora do Brasil, trabalhamos diversos formatos e sabores diferentes, então temos um packline de inovação muito interessante. Temos várias ideias, mas, infelizmente, ainda não posso abrir. Para 2017, não teremos nenhuma outra novidade, mas, para o ano que vem, vamos aguardar (risos).

E quando o inverno acabar?

Lipton não veio para ser um chá que as pessoas tomam apenas no inverno, mas, sim, para ser uma bebida de todos os dias. Queremos propor uma pausa da tarde para que as pessoas apreciem o chá. Agora no verão, vamos abordar um pouco mais o chá verde, pois tem a crença de ele ser diurético, ajuda no emagrecimento e pode ser usado até no pré-treino. Não vemos nenhuma barreira do chá quente virar rotina na vida dos brasileiros, afinal as pessoas tomam café todos os dias e ele também é quente.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações