A nova coleção de livros do Itáu tem três obras que foram criadas por mulheres e dão voz a personagens femininas fora do comum, promovendo a igualdade de gêneros pela perspectiva feminina. Como parte do projeto “Leia para uma criança”, a coleção digital “Garotas Incríveis” foi feita no formato kidsbook, com recursos audiovisuais e podem ser lidos por meio de aplicativo e nas redes sociais. 

Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú Unibanco, comenta que ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. “Escolhemos esses livros e autoras porque são novas histórias para as crianças de hoje, com personagens que quebram os estereótipos femininos, criadas por mulheres. São histórias para crianças de uma sociedade mais igualitária e plural, que integram e reforçam dois assuntos que são pilares no Itaú: educação e diversidade”, afirma.

O livro “Meu Amigo Robô” conta a história de uma menina que sonha em ter um amigo de lata e pede para que um “faz tudo” o construa. O livro foi escrito por Giselda Nicolelis, com ilustrações de Dika Araujo, e tem como base o filme da campanha de divulgação do projeto Leia para uma criança de 2018, criado pela agência DPZ&T. 

O livro “Malala, a menina que queria ir para a escola” conta a história da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai. A obra é uma adaptação do livro original de mesmo nome, de Adriana Carranca, e as ilustrações são de Bruna Assis.

Já “As Bonecas da Vó Maria”, escrito por Mel Duarte e com ilustrações de Giovana Medeiros, é inspirada na história de três empreendedoras de sucesso. Ele conta a trajetória de três irmãs e a relação delas com a avó, que estimulava a imaginação das netas por meio da leitura de forma lúdica. 

Meu Amigo Robô já está disponível para download no site, os outros dois títulos serão publicados nas próximas semanas.