MTV se consolida na TV fechada e atrai anunciantes

Sucesso também nas redes sociais faz com que marcas apostem em branded content e patrocínios

Divulgação

Após 23 anos no ar, a MTV se despediu da TV aberta brasileira em setembro de 2013. Na época, o canal era administrado pelo Grupo Abril e reestruturações na empresa e o fato de que a operação não estava mais dando lucro há alguns anos foram as justificativas para o encerramento das transmissões e eventos produzidos pela marca – como o tradicional VMB. Em outubro do mesmo ano, a emissora passou a ser controlada pela americana Viacom, e voltou a ser exibida apenas na TV fechada.

Atualmente, mais de cinco anos depois dessas mudanças, a emissora mostra-se novamente consolidada e volta a atrair anunciantes. Com mais de 40 anos de história no mundo, o grande desafio da MTV não é amadurecer, mas manter-se jovem e continuar a ser relevante para a audiência de cada nova geração.

O perfil do público do canal hoje em dia é amplo: jovens adultos, homens e mulheres, entre 18 e 34 anos. De acordo com Ari Martire, diretor sênior de ad sales e brand solutions da Viacom Brasil, a emissora usa a seu favor a consciência de que suas “experiências de entretenimento”, como denomina os conteúdos e eventos próprios, permeia múltiplas telas. E é pela união bem-sucedida de plataformas que a MTV é a aposta de marcas como Tilibra e Pantene, por exemplo, para branded content.

Outros grandes anunciantes, como Samsung Galaxy, China In Box, Claro, Coca-Cola, Fiat e Havaianas, já foram confirmados como patrocinadores da segunda edição do MTV MIAW 2019, que será realizado em São Paulo ainda neste ano. “Um grande exemplo de nosso aprendizado foi a marca ter voltado a realizar uma premiação que celebra muito mais do que a música, mas sim a cultura pop jovem, vida digital e a nova relação que os jovens possuem com a cultura e seus ícones”, reforça Martire.

Mauricio Santana

Mais um grande sucesso do canal, tanto na TV quanto nas redes sociais, é o programa ‘De Férias com o Ex Brasil’, que foi recentemente indicado ao Troféu Imprensa na categoria de melhor reality show e conta com inscrições abertas para sua quarta temporada. “O formato consegue sempre ser um dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter e outras redes enquanto estamos exibindo os episódios inéditos. O programa é um fenômeno tão grande que resolvemos investigar um pouco mais para entender de onde veio tanta paixão da nossa audiência para este programa. Acabamos de desenvolver um estudo junto ao Ibope Inteligência justamente para mapearmos os drivers de audiência e podermos evoluir o formato para a próxima edição”, revela o diretor.

Relembre o trailer da última temporada: 

Já Tiago Worcman, vice-presidente de programação e conteúdo da MTV América Latina, comenta que as produções nacionais do canal estão ganhando grande representatividade porque permitem que a audiência se identifique com o que está sendo exibido, e o investimento nesse tipo de conteúdo deve ser uma das apostas do canal a médio e longo prazo. Dentro desse objetivo, a MTV confirmou a produção da segunda temporada do seriado ‘Perrengue’ e estreou no último mês a ficção ‘Feras’. “Está mais do que comprovado que, ao lado do melhor conteúdo global que também exibimos, as produções nacionais são responsáveis pela crescente audiência do canal. A estratégia é justamente oferecer um pouco de tudo: programas 100% brasileiros, o melhor das MTVs de outros países e, claro, a curadoria musical única da MTV em faixas de clipes”, afirma.

Martire explica ainda que, após reassumir a MTV no Brasil, a Viacom teve que reconectar a marca com o mercado publicitário e que, aos poucos, foi realizando projetos pontuais com marcas que tornaram-se, com o tempo, grandes parceiras da emissora. “A MTV é uma das marcas jovens mais importantes e apaixonantes do planeta e conseguimos transferir esta paixão que nossa audiência tem para as marcas que estão conosco. Brincamos que uma das missões da MTV é transformar nossos fãs em fãs das marcas parceiras e nossos anunciantes estão reagindo muito bem ao terem mais fãs e resultados para suas marcas”, finaliza.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações