Em meio ao cenário de descrédito na política e economia devido aos escândalos de corrupção nos últimos anos, a revista Seleções Reader’s Diagest reconheceu as marcas, instituições e profissionais mais confiáveis do Brasil. Pelo 11º ano, a Nestlé foi eleita a campeã, e também levou o prêmio nos atributos qualidade, tradição e preço justo.

Na categoria que reconhece o trabalho publicitário, Eduardo Fischer, presidente do grupo que leva seu sobrenome, ficou com o primeiro lugar. Ao PROPMARK, o executivo comentou a importância do reconhecimento, destacando que reputação é uma trajetória que se constrói ao longo de muitos anos e que se perde em segundos. “Que mais que podemos fazer senão sermos confiáveis? Esse é o mínimo. Isso é até mais importante do que os prêmios que a gente ganha. O prêmio ainda pode ser uma questão de sorte, mas confiança não é baseado em sorte, mas em um trabalho árduo, longo e de persistência”.

Divulgação

Bicampeão na categoria, que reconheceu em segundo lugar Paulo Giovanni, presidente da Leo Burnett e em terceiro, Marcello Serpa, ex-presidente de criação da AlmapBBDO, Fischer lembra que confiança é um compromisso que deve ser assumido por cada profissional, independentemente do cliente.

“Quando o nosso nome é lembrado é porque a gente vem fazendo há quase quatro décadas alguma coisa certa. E certo não é apenas a melhor campanha. O certo é fazer o eficiente, respeitar seus colaboradores, clientes, a si mesmo e suas ideias. Confiança não é um contrato que você faz com seu cliente, é com você mesmo”. 

A 16ª Pesquisa Marcas de Confiança foi feita em parceria com o Datafolha e avaliou entre os leitores da publicação as empresas que mais inspiram confiança de seus leitores. Durante o evento de premiação, nesta terça-feira (3), em São Paulo, Luís Henrique Fichman, presidente da revista, destacou o valor da reputação, sobretudo, em um momento em que tanto se discute informações falsas na internet.

“Em um mundo onde, muitas vezes, as notícias são manipuladas através das redes sociais, disseminando inverdades, influenciando pessoas e até mesmo eleições, é vital que a sociedade saiba escolher com cuidado as fontes as quais irá confiar”, ressaltou o executivo, que completou: “cabe a cada veículo fazer sua autocrítica e a cada anunciante avaliar com quem quer associar sua imagem”.

Divulgação

Além de avaliar a marca mais confiável independentemente da categoria, o levantamento também elegeu as companhias que são sinônimos de outros cinco atributos – Qualidade, Inovação, Tradição, Preço Justo e Preservação Ambiental.

Eleita como sinônimo de inovação no país, a Samsung comemorou a conquista em um momento que também celebra 30 anos no Brasil e liderança no segmento de smartphones premium, com 46% de share. “É uma grande satisfação ser reconhecido por esse prêmio. Temos em nosso DNA, inovação, tecnologia e design. O prêmio vem como resultado de nosso objetivo de oferecer soluções para o consumidor que tragam mais facilidades, conforto e bem estar”, destacou Adelson Coelho, diretor da divisão de digital appliance da Samsung Brasil.

Eleita pela primeira vez como companhia aérea mais confiável do Brasil, a Gol Linhas Aéreas também está satisfeita com o reconhecimento, sobretudo, para motivar o público interno. Segundo Maurício Parisi, diretor de marketing da companhia. “O reconhecimento externo é super gratificante, mas é muito importante mostrar esse valor internamente. Mostrar para quem no checkin, dentro da aeronave, todos que estão lá na outra ponta essa transformação. Mostrar que seu trabalho faz diferença, que o consumidor está reconhecendo. Isso nos traz mais combustível para continuar essa evolução”.