Nesta sexta-feira (20), todas as atenções do mundo estão voltadas para o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que toma posse em cerimônia tradicional e cheia de simbolismos, realizada em Washington. No Brasil, canais como BandNews e GloboNews transmitiram o momento da posse ao vivo.  O programa diário de notícias americana, PBS NewsHour, vai transmitir ao vivo pelo Twitter a cobertura da cerimônia, assim com a CNN Politics. O The New York Times está ao vivo em sua página no Facebook.

Divulgação

A hashtag #possedeTrump está em segundo lugar no trending topics no Twitter no Brasil. O #InaugurationDay é a hashtag mundial usada por usuários. Além da cerimônia formal, os conflitos gerados por manifestantes em Washington também chamam atenção da mídia.

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Além de Barack Obama, que participa com sua família da transição do cargo, a cerimônia tem a presença de ex-presidentes dos Estados Unidos, como George W. Bush e Bill Clinton, acompanhado de Hillary Clinton, candidata democrata derrotada por Trump.

Em seu último comentário nas redes sociais da Casa Branca, Obama reforçou sua tradicional frase de campanha com um adendo: “Yes we can. Yes we did”, que significa: ‘Sim nós podemos. Sim nós fizemos’. Em sua conta pessoal, ele disse: “Eu continuo pedindo que vocês acreditem – não na minha habilidade de trazer mudanças, mas nas suas. Eu acredito na mudança porque eu acredito em vocês”.

Durante a cerimônia de posse, logo após o juramento, Trump agradeceu o ex-presidente  e sua esposa, Michelle Obama. “Eles foram magníficos”, disse. Trump afirmou ainda que, durante seu mandato, o poder será do “povo”. 

 

Reprodução/Twitter
Divulgação