A memória musical pode ser cognitiva em momentos de tensão como os mais de seis milhões de alunos que pretendem obter boa pontuação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vão enfrentar. O processo seletivo começou no último domingo (5) e se estende até o próximo dia 12. 

Divulgação

A ideia dessa conexão é uma aposta da agência J.Walter Thompson para seu cliente Sprite. Professores de cursinhos, normalmente expansivos e com sacadas fora da caixinha para desburocratizar o clima tensos de uma sala de aula, foram estilizados como astros da cultura pop.

“Sprite quer ajudar quem está na pressão do Enem a estudar de um jeito leve e mais divertido. Não queríamos simplesmente distribuir sampling na porta após a prova. Queríamos ser relevantes para esses jovens durante essa fase difícil”, argumenta Ricardo John, CCO (Chief Creative Officer) da agência.

Foram arregimentados para o elenco da produção seis professores de várias disciplinas curriculares, todos conhecidos por suas performances na internet. Seus temas musicais foram gravados pelo produtor Apollo Nove, da A9, responsável pela trilha do filme O cheiro do ralo e com participação em álbuns de Planet Hemp e Rita Lee. Depois de produzidas, essas músicas se tornaram videoclipes no YouTube e Facebook, além de playlists no Spotify. Tudo sob o conceito Refresh.

“A ideia original era fazer músicas e videoclipes, isso já nos deu liberdade para criar algo diferente do formato tradicional. Para produzir as músicas chamamos o Apollo – que já produziu grandes bandas e tocou no Planet Hemp -, que abraçou o projeto. Para o videclipe encontramos uma produtora independente, que nunca tinha feito publicidade. Demos muita liberdade para eles criarem em cima do que foi planejado. O consumidor de Sprite é jovem e a gente tentou falar da forma mais natural com eles. Eles ouvem música o dia inteiro e voltaram a consumir videoclipes”, explica John, referindo-se à produtora Panama Filmes, que escalou o diretor Filipe Franco e o fotógrafo Caio Mazzilli, ambos responsáveis pela montagem e correção de cor.

O clima retrô materializado por imagens de vinil na campanha, que também agrega linguagem própria de cada especialidade dos professores, é um dos elementos para fazer a conexão com a música, muito usada por alunos com headphones sempre plugados nos seus smartphones. John diz ainda que a produção da campanha fez uso de big data.

“O jeito de estudar mudou. Muitos procuram videoaulas no YouTube, por exemplo. Junto com o Google, fizemos uma pesquisa de assuntos mais relevantes para os alunos que prestarão Enem e buscamos professores com relevância no digital (canal próprio, quantos inscritos, número de views etc.).”

Refrescar a cuca na reta final de conscursos eliminatórios, seja o Enem ou outro tipo de prova, é uma das recomendações recorrentes que especialistas costumam fazer. Sprite se apropria desse cenário e faz associação com o que seu líquido é capaz de fazer nessa hora na qual um relax é preciso.

Divulgação

Leia mais

JWT adquire empresa de e-commerce e marketing cloud

JWT é a Empresa de Design do Ano do Prêmio Colunistas Sul