Com mais de 300 lojas espalhadas pelo país, o Rei do Mate comemora 40 anos de atuação no mercado, reforçando a brasilidade de seus produtos. Para Antonio Carlos Nasraui, filho do fundador e presidente da empresa, o movimento mundial de bebidas saudáveis que foi realizado nos últimos anos ajudou no crescimento da companhia. O executivo fala sobre a concorrência com as lojas de cafés internacionais, da frequente busca por inovação no cardápio e da comunicação irreverente e diferenciada com personalidades brasileiras na televisão, música e cinema. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

Expansão

São 40 anos de estrada. O fato de termos saído de uma lojinha da Avenida São João, esquina com a Avenida Ipiranga, que só vendia mate com cinco ou seis sabores, para as 300 lojas que atualmente estão em 85 municípios, 18 estados e mais Brasília, é muito bacana. O nosso foco, agora, é continuar expandindo e estar em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Concorrência
Acredito que precisamos estar sempre muito atualizados. Na verdade, um dos nossos diferenciais é o motivo de estarmos em pé nestes 40 anos é que trabalhamos com uma bebida saudável. Começamos com uma bebida que é uma tendência mundial e ela continua crescendo. Pegamos há 25, 30 anos um boom das pessoas procurando por bebidas não carbonatadas e mais saudáveis. Antigamente, você chegava em um supermercado e só havia uma gôndola de produtos saudáveis, hoje você encontra corredores inteiros. Então, esse boom mundial de bebidas saudáveis ajudou muito o nosso crescimento em todos estes anos.

Inovação
Procuramos sempre observar o que está ocorrendo e qual a tendência no mundo. Lançamos o último cardápio com uma linha de bebidas com chocolate belga. E o que a gente quer com isso? Popularizar e levar o produto para um número maior de pessoas. Antes, o chocolate belga era mais elitizado e restrito a uma loja de chocolates gourmet, agora, com R$ 10 você vai ao Rei do Mate e compra uma bebida deliciosa com uma borda de chocolate belga que é uma sobremesa. Há 30 anos fizemos isso também com o açaí, quando ninguém conhecia. Lançamos um mate com açaí e hoje, no varejo, vendemos mais de 50 toneladas de açaí por mês. Então, procuramos sempre estar antenados para entender o que é mais atual.

Comunicação
Somos uma empresa 100% brasileira e queremos reafirmar a nossa brasilidade. O trabalho que fazemos hoje é para mostrar aos consumidores que as marcas internacionais de café sabem bem o que é um muffin salgado, mas não sabem o que é uma coxinha ou um pão de queijo. Então, se o consumidor quiser consumir um mate, uma coxinha ou um café expresso, que são produtos 100% nacionais, ele vai encontrar no Rei do Mate. Em nossas campanhas fizemos filmes com a seleção brasileira, com celebridades como Gustavo Rosa, Ziraldo e Romero Britto. Já no cinema fizemos muitos product placement em filmes nacionais. Assim como a gente vê um policial com uma caixa de donuts no cinema americano, a gente quer que os consumidores vejam as pessoas tomando um mate e comendo um copão de pão de queijo e achem isso normal. Queremos trazer este hábito para o consumidor.

Música
Seguindo a tendência de brasilidade, pela primeira vez, a gente fez uma inserção de product placement em um clipe musical. O cantor Latino nos convidou e virou um grande parceiro da companhia. Ele lançou a música Na rebolada, em ritmo de reggaeton, e já alcançou números expressivos. No clipe, as dançarinas do Latino interagem em uma das nossas lojas. Foi muito legal participar de um clipe de uma música nacional.

Perspectivas
Tenho 50 anos e não me lembro quando não estivemos em crise. Acredito que hoje vivemos uma crise moral, que, talvez, nunca tivéssemos passado antes. Mas estamos acostumados a acordar e matar alguns leões por dia. Vamos continuar arregaçando as mangas e trabalhando para trazer qualidade, preço justo e novidades para o consumidor.