Leila Prati, gerente global de marketing para Shell Helix

A Shell Lubrificantes lançará, no segundo trimestre de 2012, a campanha de divulgação dos novos lubrificantes da linha Helix: o Helix Ultra E, lubrificante para carros de última geração; e o Helix HX6 Flex, criado exclusivamente para os veículos flex do mercado brasileiro. A campanha terá como carro-chefe um comercial que destaca modelos da Ferrari, parceira da Shell em testes de lubrificantes, e receberá investimento da ordem de R$ 50 milhões.

Intitulado “Supercars”, o esforço de comunicação foi desenvolvido pela equipe da JWT Londres e abrangerá, além da TV, rádio, revista, jornal e internet. O comercial, que será filmado no Brasil, Índia, Rússia e China, será dirigido por Sam Brown, diretor independente inglês, conhecido por dirigir clips de famosos como os da cantora inglesa Adele e do cantor de hip hop Jay-Z.

A linha Helix, que é voltada para carros de passeio, já está presente no mercado desde 1985, com os lubrificantes Ultra 5W-40, HX7, HX5, HX3K e HX3, cada um deles desenvolvido para um determinado tipo de motor. Em 2011, mais dois produtos entraram para a família Helix: o Ultra E, voltado para motores mais potentes e com maior desempenho; e o HX6 Flex, voltado para carros com motores a gasolina, etanol, gás e flex (veículos que podem utilizar dois tipos de combustível). O HX6 Flex foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro.

A ideia da campanha é conquistar o público através do apelo emocional da marca. “As comunicações de lubrificantes, teoricamente, em se tratando de um produto tecnológico, são muito racionais, mas tem um lado emocional que toca as pessoas, o apreciador do carro e de tudo que envolve seu desempenho”, explica Leila Prati, gerente global de marketing para a Shell Helix.

O diferencial na campanha, segundo Leila, será a presença da marca Ferrari, parceira da Shell em pesquisas e desenvolvimento no ambiente da Fórmula 1. A empresa mantém um laboratório dentro da fábrica da Ferrari, onde fazem testes, nos carros de corrida, buscando inovação através do automobilismo. “Resolvemos aproveitar a parceria tecnológica com a Ferrari. A Ferrari é emoção pura. Temos então a oportunidade de mostrar ao consumidor que seu carro pode utilizar o mesmo produto que um carro de fórmula 1da famosa equipe usa”, conta Leila.

No Brasil a gravação do comercial será feita neste final de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro. O local escolhido foi a orla carioca, num set de filmagem montado na Zona Sul do Rio de Janeiro. A Shell alugou sete carros de passeio de colecionadores da marca Ferrari para estrelarem o filme. Em seguida, a equipe seguirá para Índia, Russia e, por último, China. “Até fevereiro já teremos terminado as gravações nos quatro países e acredito que, no meio do ano, ainda não temos as datas certas, o comercial já estará no ar”, finaliza Leila.

por Bianca Montarroyos