A Starbucks Coffee Company vendeu integralmente suas operações de varejo no Brasil para a SuthRock, operadora de restaurantes multimarca. O anúncio do licenciamento foi feito nesta terça-feira (13). O acordo fornece à SouthRock os direitos primários para desenvolver e operar as lojas Starbucks no Brasil.

Alavancando seu conhecimento de mercado local em imóveis comerciais, marketing e operações, a SouthRock planeja impulsionar o crescimento de longo prazo para criar oportunidades aos clientes e parceiros da Starbucks. A SouthRock promete US$ 1 milhão para impulsionar o impacto social e as iniciativas com a comunidade para a Starbucks Brasil, incluindo a Starbucks Global Academy, programa gratuito de educação online para funcionários através da parceria com a Arizona State University.

Com a transição da propriedade no Brasil, as operações da Starbucks em todos os 17 mercados da América Latina e do Caribe se tornarão totalmente licenciadas.  Segundo Ricardo Rico, gerente-geral e vice-presidente de operações de lojas licenciadas da Starbucks na América Latina, a empresa acredita que este é o momento certo para alavancar um parceiro de negócios local como a SouthRock enquanto seguem com a agenda de crescimento a longo prazo para o Brasil.

“A SouthRock tem um sólido histórico de trazer experiências de varejo únicas aos clientes brasileiros, criando oportunidades significativas para seus funcionários e investindo na economia local. A SouthRock é a parceira ideal para levar a marca Starbucks à próxima fase de crescimento lucrativo no Brasil”, diz.

Ken Pope, fundador e CEO da SouthRock, destaca a abordagem prática para o gerenciamento de alimentos e bebidas no Brasil, com foco na construção de confiança com funcionários e capacitação para eles. Segundo ele, a SouthRock está empenhada “em cuidar e expandir a marca Starbucks agora e no futuro”.

“O histórico de nossa equipe de gerenciamento é construído sobre o crescimento por meio da excelência operacional e nossos valores compartilhados com a Starbucks são particularmente evidentes em nosso respeito pelos nossos funcionários e pelas comunidades que servimos. Com a Starbucks vemos oportunidades contínuas de crescimento em mercados existentes, como São Paulo e Rio de Janeiro, bem como novos mercados, como Brasília e o Sul, e estamos ansiosos por alavancar nossas capacidades de mercado local para criar ainda mais valor para os funcionários e clientes da Starbucks “, afirma.

A Starbucks chegou ao Brasil em dezembro de 2006. Atualmente, são 113 lojas em 17 cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que empregam mais de 1.450 partners (como chama seus colaboradores). A Starbucks atualmente está presente na Argentina, Aruba e Curaçao, Bahamas, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Trinidad e Tobago e também abrirá no Uruguai no final deste ano.

Leia mais
The Walt Disney Company compra Fox por US$ 52,4 bilhões
Didi Chuxing compra plataforma de transportes 99