O Walmart segue ampliando o seu Pacto pela Sustentabilidade, que completou cinco anos em outubro. Desta vez, o varejista foca suas novas ações na cadeia de pescados e na agricultura.

O programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta deve ser ampliado, com participação do Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O esforço conjunto já reviu e otimizou as cadeias de produção de mais de 40 produtos desde 2010.

Em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP), a companhia irá monitorar a sua cadeia de produção e distribuição de pescados para colaborar com preservação da biodiversidade aquática e marinha. A iniciativa no Brasil começa neste ano, com a identificação e mapeamento da origem das 10 espécies de peixes frescos mais vendidas nas lojas do Walmart Brasil. Eles também irão diagnosticas as zonas de pesca e propor melhorias em todos os canais.

“Temos interesse em atuar em conjunto com nossos parceiros de varejo e abastecimento. Em última instância, queremos que todas as fontes de frutos do mar sejam mais sustentáveis. Começamos a trabalhar com o Walmart dos Estados Unidos há mais de uma década, e então começamos a trabalhar com a Asda no Reino Unido e Walmart no Canadá. Cada novo parceiro aumenta as chances de sucesso em nível global e estamos muito entusiasmados em trabalhar com o Walmart Brasil neste esforço”, afirmou Jim Cannon, CEO da Sustainable Fisheries Partnership, parceira da varejista desde 2006.

Clube dos produtores

Com 12 anos de existência, a iniciativa “Clube dos Produtores”, que garante a compra de insumos direto de pequenos e médios agricultores, ganhou nova identidade visual. Atualmente, mais de 9 mil famílias de pequenos produtores são beneficiadas pelo programa.

 

“Por meio dessa publicação, atuamos no sentido de melhorar as condições dos produtores e seus pequenos negócios agrícolas, que precisam se preparar para a crescente demanda por alimentos. Ao adotar as práticas e recomendações que apresentamos na cartilha, o agricultor estará em sintonia com a legislação e preparado para atender um mercado cada vez mais exigente”, afirmou Alain Benvenuti, vice-presidente comercial do Walmart Brasil.