Os dados consolidados sobre publicidade digital no Brasil em 2016 reforçam o bom momento do mercado. Superando projeções de crescimento na casa dos 12%, o digital teve investimento de R$ 11,8 bi no país, um crescimento de 26% em relação a 2015.

Os resultados da pesquisa Digital AdSpend 2017 foram apresentados pelo IAB Brasil e comScore nesta quarta-feira (29), em São Paulo. O grande impulsionador dos investimentos foi o formato vídeo, que hoje representa 19% do bolo publicitário digital, ou R$ 2.2 bi. O setor cresceu 115% em relação a 2015 e se consolida como um dos modelos mais buscados pelos anunciantes.

As campanhas de mídia display e social também vivem bom momento, representando R$ 3,8 bi (32,5%) dos investimentos. E o já bem estabelecido setor de search, classificados e comparadores de preço permanece como principal centralizador de investimento, totalizando R$ 5,7 bi (48,5%) do bolo.

Pela primeira vez, o Digital AdSpend apresentou ainda informações sobre a compra de mídia programática. O setor representa 16,5%, ou R$ 1,9 bi, do total de investimento em publicidade digital. Nesta edição, apenas campanhas de programático display foram consideradas, mas a expectativa é que em 2017 a pesquisa inclua também os vídeos.

Para Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil, a recuperação da economia neste ano promete, pelo menos, repetir a boa fase do mercado de digital. Tanto é que a previsão para 2017 é a continuidade do crescimento de 26%, totalizando um investimento de R$ 14,8 bi. O número é significativo para o mercado, pois representa praticamente 1/3 de todo o bolo publicitário brasileiro, hoje, na casa dos R$ 44 bi, segundo o eMarketer.

Segundo o executivo,  o digital tem conseguido atrair investimentos à medida que se apresenta como meio efetivo para performance. Essa característica tende a se consolidar este ano, com a retomada econômica. “Os números comprovam o rápido amadurecimento da publicidade digital e a eficiência do meio, principalmente em um ano fortemente marcado por uma séria crise na economia brasileira”