Não é Netflix. Não é Apple TV. Mas é um pouco dos dois. Está sendo lançado no mercado brasileiro um serviço que dá acesso ao conteúdo da TV aberta, TV paga, vídeo sob demanda, música, internet, jogos e aplicativos numa mesma interface. Trata-se da EnterPlay – www.enterplay.com.br, que se posiciona como uma plataforma de entretenimento digital com tecnologia 100% brasileira e que pode ser acessada por meio de qualquer aparelho conectado à internet- seja um computador, tablet, smartphone, set-top-box ou TV.

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Acompanha a novidade um set-top-box, batizado de EnterPlay TV, que funciona como um conversor digital, com acesso Wi-Fi, onde é possível acessar o conteúdo por meio de qualquer televisor – incluindo as TVs de tubo. O valor da ‘caixa’ é de R$ 899 (mais R$ 179 do teclado). O modelo de negócios é de assinatura mensal. Com planos de iPTV, a partir de R$ 19,90 o usuário web tem acesso a pacotes com 15 canais de TV em alta definição. O preço é considerado agressivo, sendo que um dos focos do serviço é atrair a classe C, que ainda consome pouco TV paga.

“O nosso foco é a classe C, que ainda tem uma penetração baixa na TV por assinatura, de   34%. Estamos apostando em preços baixos e em volume para entrar na classe C”, contou Jorge Salles, ex-executivo da Microsoft e COO da EnterPlay.

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Com um discurso de que pretende facilitar a experiência de entretenimento digital do brasileiro, a EnterPlay também oferece como vantagem a flexibilidade do usuário compor a grade de programação de acordo com suas preferências e orçamento. É nesse ponto que o executivo considera que a plataforma possuiu um viés de mídia segmentada para anunciantes. A propaganda programática é uma das possibilidades de formato de publicidade. Na própria grade de programação, a EnterPlay pode oferecer espaço para a inserção de marcas, por exemplo. “Vamos oferecer transparência para os anunciantes sobre o perfil dos usuários”, falou Salles.

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Para o lançamento, a nova plataforma está com uma parceria com o Grupo Casino, que abrange o Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Além da venda por meio das lojas virtuais desses varejistas, a EnterPlay tem também um acordo para exibir sua marca nos sites. Inicialmente, não haverá campanha publicitária na mídia para anunciar a novidade. Segundo Salles, haverá ações nas redes sociais.  

Nesta fase inicial de lançamento, também haverá um período de degustação do serviço. Até 31 de janeiro de 2016, os usuários poderão acessar a alguns conteúdos da EnterPlay, incluindo canais de TV e títulos de vídeo sob demanda, gratuitamente, mediante um cadastro no site. De acordo com o CTO Fabio Vilardo, a expectativa de vendas para o próximo ano é de 100 mil usuários e de 1 milhão de usuários em três anos. “Essa é uma expectativa conservadora”, falou Vilardo, citando o crescimento de ‘concorrentes’ como Netflix.