No centro da polêmica com o Facebook sobre a utilização indevida de dados de aproximadamente 87 milhões de usuários da rede social, a consultoria Cambridge Analytica deve encerrar as suas atividades em breve. A própria companhia confirmou o início de seu processo de insolvência por meio de um comunicado encaminhado para a imprensa (veja aqui).

“Nos últimos meses, a Cambridge Analytica tem sido alvo de numerosas acusações infundadas e, apesar dos esforços da empresa para esclarecer os fatos, tem sido difamada por atividades que não apenas são legais como também amplamente aceitas como um componente padrão da publicidade online”, se defendeu a empresa, por meio do texto.

Ainda no comunicado, a Cambridge foi direta ao falar sobre os motivos que provocaram a iminente falência. “O cerco realizado pela cobertura de imprensa afastou praticamente todos os clientes e fornecedores da empresa”.

De acordo com o Wall Street Journal, os funcionários da companhia (que também tem sede no Reino Unido) já deixaram o escritório da empresa na Quinta Avenida, em Nova York.

No final das contas, com tudo que aconteceu com a Cambridge Analytica, como deve ficar a imagem e reputação do Facebook com os seus parceiros para futuros negócios? Só o tempo, e a maneira como a própria companhia vai reagir a tudo que aconteceu, vai dizer ao certo.  

Leia mais
Facebook lança campanha para se explicar
Polêmicas não afetam balanço trimestral do Facebook
Zuckerberg admite erros no Facebook e sinaliza possíveis mudanças