Carrefour apresenta assistente virtual "Carina"

Personagem foi escolhido pelo público e interage por meio de canais de voz e texto

Divulgação

O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta sexta-feira (5) o lançamento da assistente virtual Carina (Carrefour Inteligência Artificial).

Segundo comunicado da empresa, a personagem será focada em responder aos consumidores em nome dos negócios de varejo alimentar – supermercados, hipermercados e lojas de conveniência – e do Carrefour Soluções Financeiras. Além disso, ainda de acordo com a rede, Carina tem como missão "solucionar dúvidas e oferecer sugestões para os clientes com agilidade, cordialidade e clareza na informação, por meio de canais de voz e texto".

Dentre três personagens apresentadas no site, a maioria dos internautas escolheu a Carina A, que recebeu 63,95% dos votos. Caracterizada pela hashtag #supereconomica, a persona mais votada tem 42 anos e conhece como ninguém o Carrefour, onde trabalha há 10 anos e já passou por diversas áreas. Tem como hobby passar tempo com seus filhos. No período da votação online, entre 20 de março e 3 de abril, foram contabilizados quase 100 mil votos, no total.

De acordo com o Carrefour, Carina é uma mulher extrovertida e simpática, que gosta de se divertir com a família e os amigos. Ela é antenada e vive nas redes sociais, sempre de olho nas novidades. A partir das conexões entre inúmeros dados obtidos na medida em que interage com as pessoas, a assistente virtual é enriquecida com mais informações e expande seu conhecimento.

“O uso da inteligência artificial no varejo está cada vez mais atrelado ao conhecimento do comportamento de compra dos consumidores para oferecer produtos de forma personalizada e assertiva. Com a Carina, aplicamos a IA também nessa interação cotidiana com os nossos clientes e de forma inédita no varejo alimentar”, afirma Paula Cardoso, CEO do Carrefour e-Businesss Brasil.

“Compreendemos que é fundamental usar as ferramentas de digitalização para entregar uma experiência mais rápida, fluída e acolhedora aos nossos clientes”, destaca.

Na primeira etapa de implantação, Carina passou a interagir com os clientes diretamente pela URA (Unidade de Resposta Audível). A partir de abril, o Carrefour avança e leva a Carina para o atendimento via chatbot do e-commerce (carrefour.com.br) e WhatsApp (3004-2222). A assistente pode informar o status do pedido do e-commerce e o saldo do cartão presente Carrefour, além de solicitar o parcelamento da fatura do Cartão Carrefour e o envio da segunda via da fatura.

Pelo WhatsApp, quem mora no Rio de Janeiro já pode testar o recebimento de tabloides digitais com as principais ofertas da rede no Estado, além dos endereços das lojas. Basta enviar uma mensagem para a Carina para aproveitar essa funcionalidade – que, em breve, estará disponível para todo o Brasil. O Carrefour ainda se tornou a única empresa varejista a concentrar no mesmo número atendimento por texto e voz.

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