CEO da DNPontocom apresenta Fake News Autentica no Senado

Iniciativa visa apurar notícias para combater divulgação de informações falsas

Nesta quarta-feira (21), Daniel Nascimento, consultor em segurança digital e CEO da DNPontocom, empresa especializada em segurança e soluções digitais, apresenta no Senado o projeto Fake News Autentica, projeto que visa ajudar a combater a disseminação de notícias falsas e sensacionalistas na internet.

Segundo Nascimento, o projeto é um portal formado por jornalistas e analistas que investigam notícias divulgadas na internet e validem a veracidade dessas informações, criando trendings topics no portal. Junto à averiguação desse grupo há o trabalho dos bots, um robô que automatiza procedimentos computadorizados, espalhados na internet e nas redes sociais, que fazem a leitura e captam também essas informações.

O executivo comenta que o mundo todo hoje se debruça neste problema de notícias falsas, a fim de solucionar essa questão, sem apelar para a censura no conteúdo online. “Não temos como conter a produção de Fake News, pois isso seria controlar a internet, mas precisamos adotar medidas educativas com o uso de ferramentas que nos ajudem a reduzir esse obstáculo”, comenta.

O bot também será responsável pela absorção das dúvidas das pessoas sobre determinado conteúdo. Ao utilizar a hashtag #fakenewsautentica, é possível permitir o rastreamento pelo robô dessa matéria e a validação de sua veracidade pelo portal. Por outro lado, há um trabalho de inteligência artificial, que coletem dados dos focos de onde estão sendo espalhadas essas fake news e ajudem as entidades responsáveis a combater esses crimes da internet.

“Esse é um ano muito importante para o Brasil usar essas alternativas e ferramentas de educação e mobilização social para combatermos esse assunto, principalmente por conta das eleições e de todo histórico que já vimos no Brasil e no mundo com as Fake News durante esse período delicado.”, afirma Daniel. “Esperamos que a sociedade em geral participe e nos ajude a formar esse trabalho. A ideia de incentivar o uso da hashtag e ampliar essa consulta é a nossa forma de abrir a discussão e formar o interesse social por informações mais limpas e verídicas”, explica.

O projeto já tem toda a estrutura e a inteligência necessária formada, e espera por apoio do governo para dar início aos trabalhos. A TV Senado irá transmitir ao vivo a partir das 13h. A sessão será para senadores e uma comissão de membros de outras entidades públicas.

Divulgação

Leia mais
Veja apresenta campanha para combater as fake news
Jornalismo profissional de veículos ganha valor diante das fake news

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações