Os vídeos online estão, cada vez mais, sendo reconhecidos como uma boa ferramenta para construção de marca. No entanto, criar um canal no YouTube não é garantia de relevância no conteúdo. É preciso trabalhar para que o espectador não apenas assista aos vídeos, mas se fidelize àquele canal como sua fonte de informação, gerando vínculos e engajamento. Para entender a ‘fórmula do sucesso’, nada melhor do que conversar com quem se consagrou na internet  justamente fazendo vídeos no YouTube e conquistando centenas de seguidores: os Youtubers.  O PROPMARK reuniu cinco dicas compartilhadas de experts sobre o que é preciso ter para construir um canal de sucesso. Confira! 

Érico Borgo, fundador do Omelete 

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“Estude o mercado antes de tudo. Planeje-se para falar o que ainda não está sendo falado – mas de maneira honesta! Crie o conteúdo que você gostaria de encontrar na Internet. A cultura pop, por exemplo, é um universo cheio de possibilidades. Repita o que está sendo discutido e você será apenas mais um. Não tenha medo de ser diferente… no Omelete estamos há anos alternando programas tão divertidos quanto impopulares em alguns grupos, falando de machismo, de diversidade. Pensamos em audiência, claro, mas temos como objetivo fazer as pessoas pensarem. Uma vez que o canal esteja consolidado, tenha cuidado. Quando você faz uma coisa no automático, ela deixa de ser interessante pra você e para a audiência. Nem sempre é necessário inovar totalmente, às vezes é só parar e refletir sobre o que você já está fazendo”. 

Gabriel Manfredi, do The Master Invenções

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“Um fator importante é a originalidade dos vídeos. Quanto mais originais, maior a chance de ser notado e, consequentemente, maior a chance de alavancar seu canal. Procure sempre sair do comum que todos fazem, por exemplo, se já existem diversos tutoriais de como construir uma garra do Wolverine de madeira ou decorativa, por que não criar uma de ferro e que seja funcional? Desta forma o criador deixa de ser mais um que fez mais um vídeo igual a tantos que já existem e passa se destacar. Aproveitar as tendências do momento, o lançamento de algum filme ou jogo muito esperado, ou um assunto muito falado nos últimos dias, pode ser uma ótima forma de impulsionar seu canal. Se o assunto está em alta, por que não falar sobre? Estes temas do momento costumam ter muita procura e se você souber atrair toda essa procura para seu vídeo, e converter os espectadores visitantes em assinantes, certamente em pouco tempo seu canal passará a ter sucesso”. 

Felipe Batista, do FeBatista

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“Umas das coisas mais essenciais para fazer vídeos no Youtube é falar sobre o que você gosta, falar sobre assuntos que você se interessa. Isso, além de te ajudar a se sentir mais confortável em frente às câmeras, vai ser mais original e atrair o seu público que você se indentifica para o canal. Não faça algo forçado ou grave vídeos sobre algum assunto que você odeia! Isso é o mais importante. No momento em que você iniciar sua carreira no Youtube você terá que estar preparado para ficar ligado em todas as redes sociais, tanto para divulgar seus vídeos, quanto para conversar com o público. A melhor forma de saber o que o público quer, é escutando as críticas e sugestões para o seu canal e melhorando sempre”. 

Gabriela Rossi, do Cozinha do Bom Gosto

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“Frequência de postagens: você tem que ter “encontro marcado” com seu público e não pode falhar! Produzir conteúdo de qualidade requer tempo e esforço. E, convenhamos: haja criatividade para conseguir um diferencial em meio a tanto conteúdo digital, rs! Ainda assim, é preciso demonstrar respeito e afeto por quem está assistindo. Pelo menos uma vez por semana, esteja na tela para mostrar um tema interessante e interagir com seus seguidores. Seja para dezenas, para milhares ou para milhões de pessoas, poste com frequência e dedicação”.

 

Otavio Albuquerque (Tavião), do Coisas que nunca Vivi

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“Pense em formatos: o que vai facilitar sua vida na hora de produzir e fazer com que seu conteúdo faça mais sentido e seja absorvido pelo público é pensar em como seu conteúdo pode ser encaixado em um formato — algo com uma estrutura clara com início, meio e fim. Personas recorrentes e formatos recorrentes também são cruciais para relacionamento com marcas, pois fica mais fácil encaixá-las de forma mais orgânica. O bacana do YouTube é que tudo é um eterno piloto, onde você vai aprendendo com o tempo a afinar as arestas do seu projeto. Não perca tempo esperando as condições ideais para começar, porque elas podem nunca chegar”. 

Tati Ferreira, do Acidez Feminina  

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“Entenda que o Youtube é feito de pequenos canais nichados. É normal que uma pessoa quando vai começar um canal no YouTube almeje estar entre os 10 canais com mais inscritos do país. Mas isso é uma visão errada. A própria plataforma Youtube  incentiva que os criadores foquem em fazer bons conteúdos direcionados para um público especifico, pois é isso que vai garantir o sucesso a longo prazo do seu canal. Querer fazer vídeos sobre variedades que atinjam todas as idades e públicos é nadar contra a maré. É mais relevante que você seja um produtor notável dentro do nicho que você escolheu do que um produtor com grandes números de público flutuante.”