Pensar em mobile não é uma estratégia, é um ponto de partida. O uso cada dia mais crescente dos dispositivos móveis já é uma realidade no Brasil, com 89% de usuários móveis acessando a Internet todos os dias por meio de seus aparelhos (segundo a última pesquisa TIC Domicílios). A questão já não é se você deve investir em publicidade móvel ou não e, sim, como obter o melhor retorno de sua campanha e reduzir o desperdício de mídia.

Adaptar uma estratégia de desktop para o mobile não funciona por diversas razões: o comportamento muda em diferentes dispositivos, o período de atenção é mais curto e o conteúdo precisa ser muito contextual no celular. Para as marcas que estão tentando otimizar suas campanhas para dispositivos móveis, seguem algumas dicas importantes para o planejamento e execução:

Analise o comportamento e não os dados demográficos

Os dados móveis fornecem uma visão completa 360graus da jornada do cliente, incluindo a possibilidade de antecipar as intenções e necessidades deste usuário. A característica íntima e individual do smartphone combinado com o rastreamento da geolocalização possibilita uma compreensão mais clara do comportamento do usuário ao longo de toda de toda a sua jornada.

Vejamos o seguinte exemplo: um grupo de executivos de Nova York chegam a São Paulo para uma reunião de negócios. Um restaurante high-end poderia identificá-los e enviar uma propaganda criativa diretamente ao seu dispositivo móvel, logo que desembarcam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Uma vez que estão perto de uma das saídas para a Rodovia Hélio Smidt, a marca poderia segui-los com um anúncio direcionando-os para o restaurante.

Seja criativo e cativante

Há uma pequena brecha de oportunidade nos primeiros seis segundos de um anúncio no Youtube antes de iniciar um vídeo e fica claro que todas as campanhas para mobile precisam ser curtas. Sendo assim, utilize uma mensagem forte para reter a atenção e o engajamento do usuário. É fundamental entender que estes anúncios curtos devem ser desenvolvidos também para dispositivos móveis, e não apenas encurtar o conteúdo já existente do desktop. Aproveite os seis segundos para iniciar uma boa conversa com o seu futuro cliente.

Aproveite o poder do AGORA

Com tantas marcas disputando olhares, os usuários móveis esperam rapidez e resultados contextuais no exato momento em que estão consultando seu dispositivo móvel. Cada vez que um usuário pega o seu smartphone, é uma oportunidade de estar lá para ele. As marcas que aproveitam deste momento, podem gerar um relacionamento valioso com o cliente, e essa é a chave do engajamento móvel. Por exemplo, se um usuário está em uma área de alto risco de temporal no Rio de Janeiro, é possível para uma marca divulgar uma campanha mobile de geofencing, para alertar os moradores ou visitantes quanto ao perigo na região.

Publicidade cross-device é o novo cookie

As marcas devem garantir que realmente estão seguindo os seus clientes em laptops, smartphones e tablets, para terem a certeza de que a experiência do consumidor nunca será interrompida (não se deve presumir que o usuário ficará apenas no desktop). Os designers móveis especializados em Experiência do Usuário, precisam ser criativos com o conteúdo ao adaptar a mesma mensagem para cada dispositivo e garantir que todas irão fluir sem problemas, ao longo da campanha.

O mobile precisa de uma estratégia própria

Os anunciantes de desktop precisam ter em mente que os usuários deste dispositivo também utilizam smartphones. Mesmo se ele começou e terminou sua jornada em um laptop, poderá ter acessado um dispositivo móvel no meio do caminho. Não pense que adaptar uma estratégia de desktop para uma campanha de publicidade móvel será suficiente. As campanhas digitais precisam incluir uma estratégia específica para mobile. Seguir o pensamento “mobile first” é uma forma de garantir que os anunciantes poderão alcançar seus clientes em qualquer fase ao longo de sua jornada de compra. Ao alavancar as possibilidades móveis de hoje, existem oportunidades ilimitadas para que as marcas possam atender as necessidades e expectativas de seu público que sempre está muito antenado!

Julien Houdayer, VP de Vendas da S4M para a América Latina